COP25: Greta Thunberg abandona Marcha pelo Clima em veículo elétrico devido a multidão

A jovem ativista ambiental sueca Greta Thunberg abandonou, entre aplausos e gritos, a Marcha pelo Clima que está a decorrer em Madrid, por recomendação da polícia, devido à multidão que a impedia de continuar a andar.

Greta Thunberg | Cristina Bernardo

A dada altura do percurso, junto ao Museu do Prado, a adolescente teve de parar devido ao aglomerado de pessoas que a queriam ver, incluindo jovens e famílias com crianças e acabou por abandonar o protesto, que reúne milhares de pessoas, num automóvel elétrico.

Junto ao veículo, a jovem pediu desculpas em inglês e disse que a polícia recomendou que abandonasse a marcha.

Estava previsto que Greta Thunberg, que encabeçava a marcha, falasse na zona dos Novos Ministérios, onde termina a manifestação que marca a realização da 25.ª Conferência das Partes (COP25) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas.

A marcha começou às 18:00 locais (17:00 em Lisboa) na Gare de Atocha, percorrendo as grandes avenidas do centro da capital espanhola, entre elas a Castellana.

A manifestação assinala o início de uma contra-cimeira ou cimeira social, que fazem parte da agenda paralela à COP25, que termina em 13 de dezembro.

Recomendadas

Cientistas alertam para retrocesso na economia circular devido à pandemia

Joana Prata, Ana Luísa Silva, Armando Duarte e Teresa Rocha-Santos, investigadores da Universidade de Aveiro, estimam que todos os meses são precisas 129 mil milhões de máscaras e 65 mil milhões de luvas no mundo inteiro, mas avisam que é necessário fazer a substituição das descartáveis para as reutilizáveis.

Governo aponta tecnologias como elemento chave para aumento da produtividade e adaptação às alterações climáticas

Durante a conferência “Ação Climática –Desafios Estratégicos”, que decorreu esta segunda-feira, na Alfândega do Porto, o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, afirmou que o Governo definiu “metas ambiciosas a este propósito” mas que são necessárias para corresponder às exigências climáticas e ambientais da atualidade.
António Costa Assina OE2020

António Costa entre os 64 signatários da nova iniciativa mundial pelo clima

Os líderes descrevem a promessa como um “ponto de viragem” no combate às alterações climáticas. Todos os signatários da iniciativa comprometeram-se em colocar a vida selvagem e o clima no centro dos seus planos de recuperação económica pós-pandemia.
Comentários