[weglot_switcher]

Coreia do Norte: 200 mortes depois de túnel colapsar em local de testes nucleares

O acidente ocorreu no passado dia 10 de outubro mas apenas agora está a ser divulgado. A agência de notícias sul-coreana Yonhap fala em possibilidade de fuga de radiação.
31 Outubro 2017, 10h45

Um túnel localizado numa área de testes nucleares colapsou, em Punggye-ri, na Coreia do Norte, provocando cerca de 200 mortes, de acordo com o Telegraph. O acidente ocorreu no dia 10 de outubro mas só agora chegou à imprensa internacional.

Segundo os relatórios, 100 pessoas ficaram presas no túnel durante o primeiro colapso, e, depois de uma operação de resgate falhada, mais 100 pessoas ficaram encurraladas, informou a estação de televisão japonesa Asahi, esta terça-feira.

Segundo os especialistas, o acidente foi causado pelo sexto teste nuclear de Kim Jong-un, no dia 3 de março, que enfraqueceu a montanha. No início deste ano já tinha sido noticiado a instabilidade desta zona de testes nucleares. Segundo o relatório, há possibilidade de fuga de radiação.

A localização desta área de testes é mantida em segredo mas devido a estudos foi possível localizar (com margem de erro de 100 metros) que por baixo de uma montanha em Punggye-ri, a nordeste da Coreia do Sul, são realizados vários testes e detonações nucleares. Os dados sísmicos mostraram que o teste subterrâneo desencadeou um terremoto de magnitude 6,3, de acordo com o The Sun.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.