Anton Morozov, membro do comité parlamentar russo para os Assuntos Internacionais, visitou Pyongyang no passado dia 2 de outubro, juntamente com dois outros políticos russos. No seu regresso, declarou à agência de comunicação russa, a RIA, que a Coreia do Norte está a preparar um novo teste a um míssil intercontinental, que o regime de Kim Jong Un acredita seja capaz de atingir a Costa Oeste dos EUA, cita a Reuters.
“Eles [a Coreia do Norte] estão a preparar novos testes a um míssil de longo alcance. Até nos deram os cálculos matemáticos que acreditam provar que o míssil pode atingir a Costa Oeste dos EUA”, terá dito o russo, citado pela RIA, que terá ainda dito: “Tanto quanto conseguimos compreender, querem lançar um novo míssil a curto prazo. De uma forma geral, a sua disposição é muito beligerante”. Os comentários de Morozov provocaram a subida do preço dos títulos do Tesouro dos EUA, à medida que os investidores se revelavam preocupados com a perspetiva de novos testes norte-coreanos.
As tensões acerca do programa nuclear norte-coreano têm estado altas desde a série de testes de mísseis e de uma suposta bomba de hidrogénio levados a cabo pelo regime de Pyongyang. Tal levou à ameaça feita por Donald Trump de “destruir por completo” a Coreia do Norte se o país ameaçasse os EUA. Un respondeu apelidando Trump de louco e dizendo que ele pagaria amargamente pela sua ameaça.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com