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Coreia do Sul já está a recorrer a robôs inteligentes para controlar Covid-19

Caso detete que a temperatura corporal de alguém está acima dos 37,5 graus centígrados, o robô emite um alarme enquanto recorre à inteligência artificial para detetar reuniões e aconselhar as pessoas a dispersarem.
1 Junho 2020, 11h29

O robô, equipado com câmeras e um ecrã LED recebe os trabalhadores à entrada da sede da maior operadora de telecomunicações da Coreia do Sul, a SK Telecom, onde verifica a temperatura, fornece desinfetante e aconselha os funcionários a manterem a distância social e colocarem as respetivas máscaras, segundo a “Reuters”.

A ideia foi desenvolvida pela Corporate Korea, que é especialista no fabrico de robôs inteligentes utilizados para tarefas maioritariamente ligas à limpeza de espaços. À medida que as empresas sul coreanas se esforçam para reduzir o contacto humano nos locais de trabalho, a tecnologia vai ganhando um papel cada vez mais preponderante em tempos de pandemia.

O robô, desenvolvido em conjunto pela SK Telecom e pela Omron Electronics Korea – fornecedor de soluções de automação industrial, transmite os dados recolhidos para um servidor em tempo real, alimentado pela tecnologia de quinta geração (5G) da empresa de telecomunicações.

Caso detete que a temperatura corporal de alguém está acima dos 37,5 graus emite um alarme enquanto recorre à inteligência artificial para detetar reuniões e aconselhar as pessoas a dispersarem.

Ra Kyhong-hwan, chefe de cooperação de negócios de dados na SK Telecom e um dos responsáveis pelo desenvolvimento do robô, afirma que este não só “ajuda a minimizar o contato pessoal e reduz o tempo necessário para verificações de temperatura à entrada, como também recorre à tecnologia de inteligência artificial para aumentar o grau de precisão com que analisa os funcionários”.

Equipado com lâmpadas ultravioleta e dois pulverizadores desinfetantes, o robô pode desinfetar 99% dos 33 metros quadrados de superfície em apenas 10 minutos, informou a empresa. Adicionalmente o robô tem uma funcionalidade que oculta os rostos dos funcionários espelhados no ecrã no sentido de proteger a sua privacidade.

Lim Yeon-june, funcionário da SK Telecom, comentou a presença do robô na sede, afirmando que “foi um pouco estranho quando vi o robô pela primeira vez, mas percebo que ele pode aumentar a consciencialização sobre o distanciamento social e também melhora a precisão nas verificações de temperatura”.

Tendo conseguido em grande parte conter a epidemia que infetou mais de 11 mil e matou 269 pessoas, a Coreia do Sul está a atravessar uma fase de distanciamento social intensivo que o governo apelidou de “distanciamento na vida quotidiana”.

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