Corpo são em mente sã. Algumas regras para emagrecer com saúde

Faça exercício pelo menos três vezes por semana e, no mínimo, uma hora em cada sessão. O exercício aeróbico, como a corrida e o ciclismo, permite um bom desgaste de calorias.

Com o avançar da idade os consumidores sentem que se torna mais difícil emagrecer. Uma das razões para tal dificuldade é a perda de massa muscular em ambos os géneros. Para aumentar a massa muscular e perder mais facilmente massa gorda, é necessário intensificar gradualmente o tipo de exercício físico.

Primeira regra de ouro: Mudar as escolhas alimentares, tornando-as mais saudáveis e equilibradas.

O ponto de partida é comer menos de cada vez, mais vezes ao dia e aumentar a qualidade nutricional das refeições.

Comer mais fruta e hortícolas devem fazer parte integrante dos hábitos alimentares.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um consumo mínimo diário de 400 gramas de fruta, legumes e hortaliças, o que não é missão impossível:

  • 180 gramas de legumes e hortaliças crus correspondem a duas chávenas almoçadeiras completas; se estiverem cozidos, bastam 140 gramas, ou seja, uma chávena almoçadeira cheia;
  • uma peça de fruta de tamanho médio tem cerca de 160 gramas.

Contas feitas, uma dose de salada, uma de sopa e uma peça de fruta por dia garantem a ingestão mínima recomendada pela OMS. Se possível, opte por frutas e legumes da época, pois aproveita todo o sabor e a melhor relação entre qualidade e preço e poupará na sua carteira.

Sugestões para um dia de refeições saudáveis sem alterar o orçamento familiar:

  1. Comece o almoço e o jantar a comer sopa rica em hortaliças e legumes. Aposte em hortícolas de cores vivas, ricas em vitaminas e minerais como brócolos, couve lombarda ou roxa, pimentos, cenouras, etc.
  2. Inclua salada como acompanhamento.
  3. Substitua os doces por uma peça de fruta rica em vitamina C (laranja, kiwi, tangerina, morango, maçã, entre outras).
  4. Coma frutas e hortícolas cruas (por exemplo, cenouras) entre as refeições.
  5. Acrescente alface ou tomate às sandes.
  6. Evite aperitivos ricos em sal e gordura (como queijos ou patês) durante as entradas.
  7. Experimente novas receitas que apostem em legumes, hortaliças e fruta.
  8. Substitua os néctares e os refrigerantes por sumo 100% de fruta. Não se esqueça de que os sumos naturais devem ser bebidos, preferencialmente, assim que são feitos; passado algum tempo, perdem a sua riqueza em vitaminas.

Segunda regra de ouro: mexer-se, mexer-se, mexer-se!

Faça exercício pelo menos três vezes por semana e, no mínimo, uma hora em cada sessão. O exercício aeróbico, como a corrida e o ciclismo, permite um bom desgaste de calorias, mas caso não consiga praticá-lo pode traçar outras estratégias como por exemplo: fazer mais caminhadas com os amigos e prefira subir as escadas, em vez de ir pelo elevador.

Procure-nos em: DECO MADEIRA na Loja do Munícipe do Caniço, Edifício Jardins do Caniço loja 25, Rua Doutor Francisco Peres; 9125 – 014 Caniço; deco.madeira@deco.pt; ou contacte-nos para o número: 968 800 489.

Ler mais
Recomendadas

Prazo para pedir apoio para dar assistência aos filhos e netos termina hoje

Os trabalhadores conta de outrem, se não conseguirem exercer as suas funções em teletrabalho, têm direito a um apoio financeiro excecional correspondente a 2/3 da sua remuneração base.

“O que vai fazer na próxima quinta-feira?”. Microsoft quer formar portugueses na quarentena

A empresa vai promover ações de formação online através de ‘webinars’. O primeiro realiza-se já amanhã, às 10h00.

Cartões contactless com novo limite de 50 euros

Esta medida surge no âmbito da pandemia da COVID 19, procurando assim o Governo alargar e manter as recomendações de distanciamento social, incentivando-se os pagamentos “sem contacto”.
Comentários