Corrida ao Porto. Quatro sondagens dão como certa reeleição de Rui Moreira

As sondagens das quatro televisões apontam para uma reeleição de Rui Moreira na cidade invicta.

Lusa

As sondagens das quatro televisões apontam para uma vitória de Rui Moreira na autarquia do Porto.

A sondagem realizada pela ICS/ISCTE para a SIC aponta que Rui Moreira foi reeleito autarca do Porto. De acordo com a sondagem Rui Moreira obteve entre 39,2% a 44,2% dos votos. Segue-se o candidato do PS, Tiago Barbosa Ribeiro com 16,% a 20,5% dos votos. Em terceiro lugar ficou o candidato do PSD, Vladimiro Feliz com 15,1% a 19,1%. Depois, Ilda Figueiredo, da CDU, que obteve, segundo a sondagem, entre 5,6% e 8,6% dos votos. Sérgio Aires do BE teve entre 4,9% e 7,9%, Bebiana Cunha, do PAN, ficou entre 2,0% e 4,0% e António Fonseca entre 15% e 3,5%.

Na sondagem para a RTP, Tiago Barbosa Ribeiro do PS surge com 16% a 19% (2-3 vereadores), enquanto que Vladimiro Feliz obteve entre 16% a 19% (entre 2 a 3 vereadores). Já Rui Moreira surge à frente nas intenções de voto da sondagem da Católica para a RTP (39% a 44%) com 6 a 8 vereadores.

A projeção da Pitagórica para a TVI atribui a vitória na Câmara Municipal do Porto para Rui Moreira, a quem projeta entre 39,2% e 45,2% dos votos, o que pode significar o fim da maioria absoluta de que gozava na segunda autarquia do país. O segundo mais votado deverá ser Tiago Ribeiro, do PS, com 19,7% a 13,7% dos votos, seguido do candidato do PSD, Vladimiro Feliz, com 18,2% a 12,2%.

As sondagens à boca das urnas realizadas pela Intercampus para a CMTV apontam para a reeleição de Rui Moreira na câmara do Porto. Rui Moreira surge com um intervalo entre 40,1 e 44,9%, com seis a oito vereadores – sendo necessário ter sete para superar a soma da oposição, seguindo-se o socialista Tiago Barbosa Ribeiro, com entre 15,5 e 19,5%, e o social-democrata Vladimiro Feliz, com 14,9 a 18,9%. A confirmarem-se estes resultados, será uma quebra acentuada do PS em relação a 2017 e uma ligeira recuperação do PSD. Também eleita deverá ser a comunista Ilda Figueiredo, com 5,4 a 9%, podendo eleger entre zero e dois vereadores.

O Porto conta com 13 vereadores, sete deles pertencentes ao movimento de Rui Moreira, quatro do PS e um do PSD.

Recomendadas

Carlos Moedas toma posse como presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Veja em direto

O antigo comissário europeu sucede a Fernando Medina na liderança da Câmara Municipal de Lisboa. Veja a tomada de posse em direto.

PremiumUnião fez a força para o centro-direita retirar câmaras aos socialistas

Coligações lideradas pelos sociais-democratas conquistaram mais 20 autarquias sem perder nenhuma. PSD isolado teve saldo nulo com PS.

PremiumEleições geram meia centena de imbróglios autárquicos

Porto e Sintra juntam-se às câmaras em que os vencedores estão em minoria na vereação e na assembleia municipal. Mais complicada que Lisboa talvez só mesmo Évora, e número de executivos minorítários disparou em relação a 2017.
Comentários