A Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou hoje a realização de buscas em Portugal no âmbito de uma investigação das autoridades belgas por alegada corrupção no Parlamento Europeu (PE) envolvendo lobistas da chinesa Huawei.
“Confirma-se a realização de buscas no âmbito de uma DEI (Decisão Europeia de Investigação) emitida pelas autoridades belgas”, refere, em resposta à Lusa, fonte oficial do organismo liderado por Amadeu Guerra.
A DEI foi cumprida pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) do Ministério Público, com a coadjuvação da Polícia Judiciária (PJ).
A PJ confirmou também estar a colaborar com as autoridades belgas, sem acrescentar mais pormenores.
De acordo com o jornal belga Le Soir, a investigação visa as práticas em Bruxelas, desde 2021, de lobistas ligados ao grupo chinês de telecomunicações Huawei.
A investigação suspeita que tenha havido transferências feitas “para um ou mais deputados europeus através de uma empresa portuguesa” que terá sido também alvo de buscas hoje, acrescenta o jornal.
A polícia realizou hoje cerca de vinte buscas na Bélgica, no âmbito de uma investigação sobre corrupção no PE “sob a capa de lóbis comerciais”, tendo sido detidas várias pessoas, anunciou o Ministério Público Federal belga.
Fonte do PE adiantou à Lusa que este tem, sempre que solicitado, colaborado totalmente com as autoridades.
Nenhum eurodeputado foi ainda identificado nesta operação, de acordo com o Le Soir e os seus parceiros da investigação jornalística – o semanário Knack, a plataforma de investigação neerlandesa Follow The Money e os jornalistas de investigação gregos Reporters United.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com