[weglot_switcher]

Amorim Cork vendeu 80% da Timberman Denmark a grupo sueco Salix

A Corticeira Amorim comunicou a mudança de estratégia para os países nórdicos sendo que tanto a Timberman Denmark como a Amorim Cork Sweden vão manter-se como distribuidoras de produtos de revestimento da Amorim Cork Flooring. Volume de negócios na Suécia e Dinamarca chega aos 36 milhões de euros.
11 Dezembro 2024, 07h33

A Corticeira Amorim procedeu à venda da participação de 80% que a sua subsidiária Amorim Cork Flooring detém na Timberman Denmark, que por sua vez é dona da totalidade da sueca Timberman Golv (antiga Amorim Cork Sweden ao grupo Salix (integrado no conglomerado industrial sueco Volati).

As empresas vendidas geraram em 2024 um volume de negócios de 36 milhões de euros e vão continuar a distribuir os produtos da empresa da Corticeira Amorim (Amorim Cork Flooring) naqueles mercados escandinavos.

Na comunicação efetuada à CMVM esta quarta-feira, a Corticeira Amorim esclarece que a Timberman Denmark e a Amorim Cork Sweden são empresas distribuidoras de revestimentos de solos em vinil, cortiça e madeira, sendo que a Amorim Cork Flooring entrou no capital social da dinamarquesa em 2011 e da sueca em 2017.

Destaca a Corticeira Amorim que as duas empresas movimentaram um volume de negócios de 36 milhões de euros em 2024 nos mercados da Dinamarca e da Suécia.

As duas entidades irão manter-se como distribuidoras dos produtos de revestimento da Amorim Cork Flooring mas de acordo com a nova estratégia delineada para os países nórdicos, vai existir a transição de um modelo de distribuição baseado em filiais para um modelo assente em distribuidores.

“Esta mudança corre em paralelo com o lançamento, em 2025, da nova unidade designada Amorim Cork Solutions, que partirá da atividade da Amorim Cork Composites e onde serão incorporadas as atividades dos pavimentos e isolamentos”, destaca a Corticeira Amorim em comunicado.

O grupo Amorim não avança o valor do negócio mas o grupo Salix, no seu comunicado refere que o preço de compra foi de aproximadamente 310 milhões de coroas suecas (Enterprise Value), o que corresponde a um múltiplo EV/EBITA ajustado de aproximadamente 5x.

Isto equivale, ao câmbio atual, a 26,9 milhões de euros.

(atualizada com comunicado da Salix)

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.