[weglot_switcher]

Costa anuncia interrupção de voos com o Reino Unido a partir de sábado

António Costa anunciou esta medida e o reconhecimento mútuo de testes rápidos após ter participado por videoconferência numa cimeira informal de líderes da União Europeia destinada a coordenar entre os Estados-membros as medidas de combate à covid-19.
  • António Cotrim / Lusa
21 Janeiro 2021, 21h46

O primeiro-ministro anunciou hoje que, a partir de sábado, haverá uma interrupção total de voos entre Portugal e Reino Unido, com exceção daqueles que forem de natureza humanitária para repatriar cidadãos portugueses e britânicos.

António Costa anunciou esta medida após ter participado por videoconferência numa cimeira informal de líderes da União Europeia destinada a coordenar entre os Estados-membros as medidas de combate à covid-19.

O primeiro-ministro salientou ainda que os líderes europeus chegaram a um acordo para o reconhecimento mútuo dos testes rápidos da covid-19, adiantando que este passo facilitará “a confiança” na liberdade de circulação no espaço europeu.

António Costa referiu-se a este compromisso – o primeiro alcançado no período de presidência portuguesa do Conselho da União Europeia – após ter participado por videoconferência na cimeira informal de líderes europeus.

“Houve uma decisão muito importante que foi o reconhecimento mútuo dos testes rápidos de antigénio”, sem necessidade de equipamento laboratorial, declarou em conferência de imprensa, em São Bento, o líder do executivo português.

Com este passo, de acordo com António Costa, “ficará facilitada em muito a confiança de todos na liberdade de circulação dentro da União Europeia, passando também a existir, igualmente, uma metodologia comum por todos reconhecido para a realização de estes de antigénio”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.