Costa assegura a Lagarde “escrupuloso cumprimento” do acordo com o Novo Banco

De acordo com um tweet publicado pelo primeiro-ministro esta quinta-feira, António Costa assegura ter garantido à presidente do BCE “o escrupuloso cumprimento dos compromissos assumidos no quadro da venda do Novo Banco.

As campanhas eleitorais são cansativas. Que o diga António Costa, que teve que redefinir a agenda devido a “dores musculares nas costas”.

O primeiro-ministro António Costa assegurou à presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, que Portugal irá cumprir os compromissos assumidos com a venda do Novo Banco.

De acordo com um tweet publicado pelo primeiro-ministro esta quinta-feira, António Costa assegura ter garantido a Christine Lagarde “o escrupuloso cumprimento dos compromissos assumidos no quadro da venda do Novo Banco.

A proposta bloquista que prevê a eliminação da autorização da transferência do Fundo de Resolução para o Novo Banco foi afinal aprovada no Parlamento esta quinta-feira. A norma tinha sido avocada depois de uma coligação negativa a ter viabilizado na Comissão de Orçamento e Finanças (COF) ontem à noite, e depois de negociar até à última pareceu que por momento que o Governo tinha conseguido reverter o resultado.

Ao início da tarde, António Costa lamentou que “partidos tenham desertado ou não tenham resistido à tentação populista de aprovar medidas que podem ameaçar a credibilidade internacional” referindo-se à medida que trava a transferência de 476 milhões para o Novo Banco.

A proposta teve luz verde ontem na COF, com votos favoráveis do PSD, BE, PCP e PAN e a abstenção do CDS, tendo votado contra apenas o PS, a Iniciativa Liberal e o Chega. Porém, a proposta foi chamada novamente a Plenário, onde o PEV e as duas deputadas não-inscritas também têm lugar.

Ler mais
Relacionadas

Veto à injeção do Novo Banco cria problemas de capital e põe Estado em incumprimento

O chumbo à capitalização do Novo Banco cria graves riscos de solvabilidade, que se poderão agravar com o previsível aumento do malparado, no fim das moratórias, se o chumbo parlamentar à injeção do Novo Banco não for revertido em maio, num OE retificativo.

Tribunal de Contas diz que está a trabalhar na auditoria ao Novo Banco e não avança com prazos

O Tribunal de Contas não avança com prazos para a entrega da auditoria. Se esta não chegar até ao fim de abril a capitalização do Novo Banco pode ficar comprometida.

Rui Rio: “Novo Banco? Quando o Governo quiser transferir dinheiro, terá que apresentar um Orçamento Retificativo”

O presidente do PSD justificou esta tarde o voto a favor da proposta do BE quem impedia as injeções de capital no Novo Banco. E acrescentou que espera um Orçamento Retificativo em que se discutam as razões para transferir dinheiro para o Novo Banco.

Novo Banco: Costa critica partidos que aprovam “medidas que podem ameaçar a credibilidade internacional” do país

“Quero agradecer a todos aqueles que não desertaram”, disse hoje o primeiro-ministro elogiando o PAN, PCP, PEV, Joacine Katar Moreira e Cristina Rodrigues por se terem abstido na votação do OE 2021.
Recomendadas

Morgan Stanley regista lucro e receita acima do esperado no quarto trimestre

A receita, por sua vez, subiu de 10,9 mil milhões de dólares nos últimos três meses de 2019 para 13,6 mil milhões nos meses de outubro a dezembro do ano passado, superando as previsões dos analistas.

BEI mobiliza 50 mil milhões de euros para ajudar PME no primeiro semestre

O Banco Europeu de Investimento (BEI) planeia mobilizar cerca de 50.000 milhões de euros de financiamento no primeiro semestre para ajudar as PME através do novo fundo de garantia criado para lidar com as consequências da pandemia, foi anunciado.

Goldman Sachs e Bank of America surpreendem nos lucros em plena pandemia

Os maiores bancos dos Estados Unidos resistiram à recessão trazida pela pandemia do coronavírus, mas não ficaram imunes às baixas taxas de juro que a crise gerou. O Goldman Sachs teve a melhor receita de ‘trading’ de ações em 10 anos o que compensou a atividade bancária.
Comentários