[weglot_switcher]

Costa assegura a Lagarde “escrupuloso cumprimento” do acordo com o Novo Banco

De acordo com um tweet publicado pelo primeiro-ministro esta quinta-feira, António Costa assegura ter garantido à presidente do BCE “o escrupuloso cumprimento dos compromissos assumidos no quadro da venda do Novo Banco.
  • As campanhas eleitorais são cansativas. Que o diga António Costa, que teve que redefinir a agenda devido a “dores musculares nas costas”.
26 Novembro 2020, 19h25

O primeiro-ministro António Costa assegurou à presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, que Portugal irá cumprir os compromissos assumidos com a venda do Novo Banco.

De acordo com um tweet publicado pelo primeiro-ministro esta quinta-feira, António Costa assegura ter garantido a Christine Lagarde “o escrupuloso cumprimento dos compromissos assumidos no quadro da venda do Novo Banco.

A proposta bloquista que prevê a eliminação da autorização da transferência do Fundo de Resolução para o Novo Banco foi afinal aprovada no Parlamento esta quinta-feira. A norma tinha sido avocada depois de uma coligação negativa a ter viabilizado na Comissão de Orçamento e Finanças (COF) ontem à noite, e depois de negociar até à última pareceu que por momento que o Governo tinha conseguido reverter o resultado.

Ao início da tarde, António Costa lamentou que “partidos tenham desertado ou não tenham resistido à tentação populista de aprovar medidas que podem ameaçar a credibilidade internacional” referindo-se à medida que trava a transferência de 476 milhões para o Novo Banco.

A proposta teve luz verde ontem na COF, com votos favoráveis do PSD, BE, PCP e PAN e a abstenção do CDS, tendo votado contra apenas o PS, a Iniciativa Liberal e o Chega. Porém, a proposta foi chamada novamente a Plenário, onde o PEV e as duas deputadas não-inscritas também têm lugar.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.