[weglot_switcher]

Costa e Sánchez preparam reunião sobre possível fecho de fronteiras

Através de uma chamada em videoconferência, os líderes da Península Ibérica vão debater o futuro das fronteiras face à crescente propagação do novo coronavrírus.
  • Twitter
15 Março 2020, 10h02

A reunião será feita por videoconferência. António Costa estará em Lisboa, e Pedro Sánchez, em Madrid. Juntos vão debater “as ações coordenadas a tomar no seio da União Europeia e sobre a gestão da fronteira comum dos dois países”, segundo um comunicado do gabinete do governante português, refere a Lusa.

Esta conversa servirá para preparar uma reunião dos ministros da Administração Interna e da Saúde da União Europeia, que ocorrerá segunda-feira e será também realizada por videoconferência. O objectivo é “definir medidas de controlo sanitário nas fronteiras internas e externas” da União.

Depois da reunião, o Governo português “atuará em conformidade com os demais Estados-membros da União Europeia, mantendo até lá as medidas já adotadas relativamente a voos provenientes da China e Itália”, para onde não há ligações aéreas, ainda segundo o comunicado do gabinete de Costa

Em Portugal, o número de infetados assenta nos 169, mais 57 do que tinha sido anunciado na sexta-feira pela DGS. Depois de Marta Temido ter alertado que Portugal encontra-se em fase de crescimento exponencial, espera-se que o número de casos confirmados, que será atualizado esta manhã, aumente. Para já, só foram anunciados dois casos recuperados.

Já em Espanha, que se encontra em quarentena obrigatória, a situação agrava-se. O país registou 6,391 casos e 196 mortes. O Governo antecipa um aumento deste último valor dado que, segundo o mais recente balanço, cerca de 10 pessoas encontram-se em estado crítico. Apesar de tudo, mais de 50 espanhóis conseguiram recuperar totalmente deste nova pandemia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.