[weglot_switcher]

António Costa acredita que medidas de quarentena vão ser prolongadas

O primeiro-ministro visitou hoje o antigo hospital militar de Belém em Lisboa que foi transformado num centro de apoio para os doentes com Covid-19. “Vamos ter que prolongar também as medidas que têm vindo a ser adotadas, com Estado de Emergência ou sem Estado de Emergência”, afirmou António Costa.
30 Março 2020, 11h48

O primeiro-ministro disse hoje que maio vai ser o mês mais crítico da epidemia do novo coronavírus (Covid-19) em Portugal, acreditando que as medidas de quarentena vão ser prolongadas.

“O país vai entrar no mês mais critico desta pandemia, e é por isso fundamental que nos preparemos para este mês”, afirmou António Costa esta segunda-feira.

“O Presidente da República (PR) tomará esta semana a iniciativa de renovar ou não o Estado de Emergência, o Governo dará nessa altura a opinião ao PR, e haverá uma decisão da AR”, disse.

“Sem fazer futurologia, creio que, sabendo nos que temos tido sucesso em baixar o pico desta pandemia, ou seja, o momento em que o maior numero de pessoas estará infetada, mas ao mesmo tempo prolongando a duração desta pandemia, isto significa que vamos ter que prolongar também as medidas que tem vindo a ser adotadas, com Estado de Emergência ou sem Estado de Emergência, assim terá de acontecer”, acrescentou.

As declarações foram feitas durante uma visita ao antigo Hospital Militar de Belém (HMB) na Ajuda, em Lisboa, que foi transformado num “centro de apoio em caso de necessidade” durante esta epidemia. O HMB vai contar com 150 camas, e uma equipa de 30 médicos e 80 enfermeiros.

O primeiro-ministro apontou que o Governo tem procedido à “preparação de hospitais de retaguarda para o caso de virem a ser necessários”, apontando que o “melhor será que nunca nenhuma destas camas venha a ser utilizada”.

António Costa voltou a apelar aos cidadãos para continuarem a praticar o distanciamento social, dado que o país já se encontra na fase de mitigação da Covid-19, que é a fase mais grave desta epidemia. “O vírus não anda sozinho, somos nos que o transportamos”, declarou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.