[weglot_switcher]

Britânicos proibidos de… nadar mariposa nas piscinas

O estilo criado na Austrália no início do século XX é considerado pouco próprio para tempos em que, nas piscinas, é preciso guardar distanciamento social.
23 Junho 2020, 07h42

Talvez haja um estudo científico sobre o assunto, mas a esmagadora maioria das pessoas que sabe nadar não tenta fazer sequer uma piscina que seja na modalidade de mariposa. Ora, os britânicos resolveram da melhor forma esse problema: o estilo espalhafatoso e interdito à maioria dos ‘nadadores do dia a dia’ está proibido no país.

Tendo tudo a ver com a Covid-19 e com o esforço britânico de manter o distanciamento social, as autoridades – quaisquer que elas tenham sido – decidiram que a mariposa ocupa demasiado espaço em torno do corpo do nadador e causa uma inusitada turbulência na água. Vai daí, decidiriam que o estilo seria proibido nas piscinas, passando a só estar disponível em mar aberto.

É mais uma machadada no estilo criado pelo nadador australiano Sydney Cavill, falecido em 1945, que teve dificuldade em impor o estilo no seio das competições. Razoavelmente deselegante e carecendo de uma tremenda força por parte do praticante, o estilo mariposa vai assim manter-se afastado das piscinas britânicas.

Os críticos da proibição lembram que o país andou semanas e semanas sem decidir uma resposta enérgica à Covid-19 – o que transformou o Reino Unido num dos países do mundo mais afetado pela pandemia, para agora avançar com decisões que, tendo graça, não serão com certeza de uma assinalável eficácia.

É o categorizado jornal ‘The Guardian’ que avança com a notícia da proibição. Se se vier a verificar que é uma ‘fake news’, ao menos é divertida.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.