[weglot_switcher]

Covid-19 deve tornar-se endémica, avisa conselheiro científico britânico

O especialista lembrou que apenas a varíola foi erradicada devido à descoberta de uma vacina eficaz, prevendo para a Covid-19 que o maior controlo da doença em termos de contágio e de gravidade dos sintomas a transforme em algo semelhante a uma gripe no futuro.
20 Outubro 2020, 13h56

O principal conselheiro científico do governo britânico afirmou esta terça-feira que a Covid-19 deverá tornar-se endémica, tal como a gripe, reporta a CNBC.

Em declarações ao Comité de Estratégia para a Segurança Nacional, Patrick Vallance diz parecer-lhe “improvável que se consiga uma vacina completamente esterilizante”, ou seja, algo que pare a infeção permanentemente. Como tal, o médico prevê que o vírus continue a circular e se torne uma doença endémica.

Vallance alertou ainda que é muito improvável haver uma vacina disponível para uso generalizado até à primavera de 2021. Apesar dos bons sinais iniciais que várias vacinas em teste apresentaram, nomeadamente o desenvolvimento de anticorpos, o especialista lembra que só os ensaios clínicos da fase 3 poderão provar se os fármacos impedem efetivamente a infeção, isto num processo que, historicamente, nunca foi concluído em menos de cinco anos.

O novo coronavírus já infetou mais de 40 milhões de pessoas em todo o mundo, marca ultrapassada na última segunda-feira, e resultou na morte de 1,1 milhões de pacientes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.