[weglot_switcher]

Covid-19. Diretores defendem encerramento das escolas

Dirigentes dos estabelecimentos de ensino estão contra a recomendação do Conselho Nacional de Saúde Pública. Governo já disse que vai seguir as recomendações do Conselho e reúne hoje para decidir como atuar em relação às escolas.
12 Março 2020, 08h26

Os diretores de escolas em Portugal defendem que os estabelecimentos de ensino deveriam ser encerrados, avança hoje o Jornal Público.

Tanto a Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE) como a Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (Andaep) defendem que as escolas em Portugal deveriam ser encerradas perante os 59 casos já confirmados de doentes infetados com coronavírus.

Esta posição das duas associações vai contra a recomendação do Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP) que rejeita a possibilidade de todas as escolas em Portugal serem encerradas, como medida para tentar travar o surto de coronavírus no país, que conta com 59 casos confirmados.

“Devem ser reforçadas as medidas de contenção e de meios para as implementar. Só se justifica encerramento total e parcial dos estabelecimentos de ensino por determinação expressa das autoridades de saúde”, disse na quarta-feira à noite Jorge Torgal, membro do CNSP, em conferência de imprensa.

“Não se justifica o encerramento de museus sem determinação das autoridades de saúde”, acrescentou o responsável.

“O CNSP continua a acompanhar a evolução da situação”, garantiu Jorge Torgal em conferência de imprensa conjunta com a ministra da Saúde, Marta Temido, e a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas.

Por sua vez, a ministra da Saúde afirmou que o “Governo sempre disse que atuaria com base nas recomendações do CNSP”, mensagem que já tinha sido transmitida pelo primeiro-ministro nos últimos dias.

Esta quinta-feira o Governo vai reunir em Conselho de Ministros onde vai decidir como atuar em relação às escolas perante o surto de coronavírus.

 

https://jornaleconomico.pt/noticias/covid-19-conselho-nacional-de-saude-publica-rejeita-encerrar-escolas-557915

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.