[weglot_switcher]

Covid-19: Enfermeiros exigem mais contratações para centros de vacinação

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) exigiu hoje a contratação destes profissionais para reforçar os centros de vacinação, alertando que, caso contrário, fica comprometido o regresso à “normalidade” no desenvolvimento das múltiplas e complexas intervenções dos enfermeiros nos Cuidados de Saúde Primários.
  • Paulo Cunha/Lusa
13 Dezembro 2021, 12h42

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) exigiu nesta segunda-feira, 13 de dezembro, a contratação destes profissionais para reforçar os centros de vacinação, alertando que, caso contrário, fica comprometido o regresso à “normalidade” no desenvolvimento das múltiplas e complexas intervenções dos enfermeiros nos Cuidados de Saúde Primários.

O SEP recorda que a 27 de novembro, o Governo através da publicação do Decreto de Lei nº 104/2021 autorizou as Administrações Regionais de Saúde a contratar profissionais de saúde, também de enfermeiros, nomeadamente, para os centros de vacinação.

O sindicato alerta, em comunicado, que a “ausência de contratação de enfermeiros determina que os centros de vacinação estejam a ser assegurados, essencialmente, por enfermeiros alocados às diferentes unidades funcionais dos centros de saúde/Agrupamentos de Centros de Saúde”.

“Este facto, ao final de dois anos de pandemia, passou a ser mais um fator de descontentamento dos enfermeiros”, frisa o SEP, acrescentando que estes profissionais, “comprometidos com a obrigatória necessidade de retomar a atividade assistencial programada e o desenvolvimento dos projetos de promoção da saúde e prevenção da doença, veem agora, mais uma vez, grande parte da sua atividade e dos objetivos a que se propuseram serem adiados”.

É neste contexto que o SEP reitera a sua exigência de serem contratados enfermeiros para os centros de vacinação como forma de garantir o regresso à “normalidade” no desenvolvimento das múltiplas e complexas intervenções dos enfermeiros nos Cuidados de Saúde Primários.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.