Covid-19. Governo decide amanhã se encerra todas as escolas em Portugal

Na quarta-feira vai ter lugar uma reunião entre o Governo e o conselho nacional de saúde pública. Só após a recomendação deste órgão é que o Executivo decide a medida a ser adotada relativamente às escolas perante os casos de coronavírus no país.

Twitter

O Governo vai decidir amanhã, quarta-feira, se vai encerrar todas as escolas em Portugal como medida preventiva. Até agora, somente foram encerradas escolas onde foram identificados casos suspeitos/positivos de coronavírus.

Mas amanhã o Executivo de António Costa decide se vai encerrar todas as escolas do país como medida de precaução, mesmo que não haja casos nos estabelecimentos.

Na quarta-feira vai ter lugar uma reunião entre o Governo e o conselho nacional de saúde pública. Só após a recomendação deste órgão é que o Executivo decide a medida a ser adotada.

“Se for do entendimento [do conselho nacional de saúde pública] que se deve generalizar o encerramento das escolas, imediatamente tomaremos essa decisão”, disse hoje António Costa à saída de uma reunião de emergência do Governo.

Mas se este órgão decidir “não adotar uma medida generalizada, é isso que iremos fazer”, afirmou o primeiro-ministro.

Portugal conta 41 casos confirmados de contágio de coronavírus. No total, existem 375 casos suspeitos, com 83 a aguardarem resultado laboratorial. Segundo os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), um total de 667 cidadãos estão em contacto de vigilância pelas autoridades de saúde.

O primeiro-ministro apontou que até agora as escolas têm sido fechadas à medida que surgem casos nestes estabelecimentos, mas que a partir de amanhã todas as escolas poderão passar a estar encerradas por precaução.

“Não vamos precipitar adoção de medidas, mas não hesitaremos em adotar novas medidas”, afirmou António Costa em conferência de imprensa em São Bento.

Covid-19. 41 casos confirmados pela DGS

Ler mais
Relacionadas

Covid-19. 41 casos confirmados pela DGS

A Direção-Geral da Saúde informou esta terça-feira, através do boletim diário, que existem 41 casos confirmados de Covid-19. São 18 mulheres e 23 homens infetados. O mais recente caso é de uma aluna do Liceu Francês em Lisboa.

Covid-19: Diretores escolares sugerem férias da Páscoa antecipadas para “evitar que a infecção se propague”

Esta medida já foi sugerida ao ministro da Educação para evitar que a infecção “não propague como cogumelos” nas escolas pela Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE), porém a Associação de Diretores de Escolas contraria a sugestão argumentando que a antecipação das férias só vai adiar o problema.

Como as universidades e politécnicos estão a tentar conter o coronavírus

Os estabelecimentos têm planos de contingência e estão a trabalhar em articulação com as autoridades de Saúde. A precaução tem ditado o encerramento de portas ao mínimo sinal de infeção.
Recomendadas

Portugal regista recorde de mortes e 6.702 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

As autoridades sanitárias contabilizaram mais 4.660 pessoas recuperadas nas últimas 24 horas, elevando para 411.589 o número total de pessoas livres do vírus.

Países mais pobres só receberam 25 vacinas contra a Covid-19. OMS alerta para “catástrofe moral”

O responsável da Organização Mundial de Saúde apela que os países com maiores quantidades “acumuladas” partilhem vacinas com a COVAX para que as nações mais pobres arranquem, também, com a vacinação nos profissionais de saúde e idosos. Elevada procura e fraco poder de compra bloquearam acesso dos países com menores rendimentos às vacinas contra Covid-19.

Depois do paredão, Cascais vai fechar marginais

A opção de encerrar o paredão não foi suficiente para conter a circulação das pessoas e revelou que houve quem incumprisse “ao afastar as baias e cortar as fitas”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Cascais.
Comentários