Covid-19. Governo decide amanhã se encerra todas as escolas em Portugal

Na quarta-feira vai ter lugar uma reunião entre o Governo e o conselho nacional de saúde pública. Só após a recomendação deste órgão é que o Executivo decide a medida a ser adotada relativamente às escolas perante os casos de coronavírus no país.

Twitter

O Governo vai decidir amanhã, quarta-feira, se vai encerrar todas as escolas em Portugal como medida preventiva. Até agora, somente foram encerradas escolas onde foram identificados casos suspeitos/positivos de coronavírus.

Mas amanhã o Executivo de António Costa decide se vai encerrar todas as escolas do país como medida de precaução, mesmo que não haja casos nos estabelecimentos.

Na quarta-feira vai ter lugar uma reunião entre o Governo e o conselho nacional de saúde pública. Só após a recomendação deste órgão é que o Executivo decide a medida a ser adotada.

“Se for do entendimento [do conselho nacional de saúde pública] que se deve generalizar o encerramento das escolas, imediatamente tomaremos essa decisão”, disse hoje António Costa à saída de uma reunião de emergência do Governo.

Mas se este órgão decidir “não adotar uma medida generalizada, é isso que iremos fazer”, afirmou o primeiro-ministro.

Portugal conta 41 casos confirmados de contágio de coronavírus. No total, existem 375 casos suspeitos, com 83 a aguardarem resultado laboratorial. Segundo os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), um total de 667 cidadãos estão em contacto de vigilância pelas autoridades de saúde.

O primeiro-ministro apontou que até agora as escolas têm sido fechadas à medida que surgem casos nestes estabelecimentos, mas que a partir de amanhã todas as escolas poderão passar a estar encerradas por precaução.

“Não vamos precipitar adoção de medidas, mas não hesitaremos em adotar novas medidas”, afirmou António Costa em conferência de imprensa em São Bento.

Covid-19. 41 casos confirmados pela DGS

Ler mais
Relacionadas

Covid-19. 41 casos confirmados pela DGS

A Direção-Geral da Saúde informou esta terça-feira, através do boletim diário, que existem 41 casos confirmados de Covid-19. São 18 mulheres e 23 homens infetados. O mais recente caso é de uma aluna do Liceu Francês em Lisboa.

Covid-19: Diretores escolares sugerem férias da Páscoa antecipadas para “evitar que a infecção se propague”

Esta medida já foi sugerida ao ministro da Educação para evitar que a infecção “não propague como cogumelos” nas escolas pela Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE), porém a Associação de Diretores de Escolas contraria a sugestão argumentando que a antecipação das férias só vai adiar o problema.

Como as universidades e politécnicos estão a tentar conter o coronavírus

Os estabelecimentos têm planos de contingência e estão a trabalhar em articulação com as autoridades de Saúde. A precaução tem ditado o encerramento de portas ao mínimo sinal de infeção.
Recomendadas

Anthony Fauci critica reação dos EUA à pandemia e politização das máscaras

“Na verdade, as pessoas são ridicularizadas por usarem máscara. Depende do lado particular do espetro político em que se encontram, o que é muito doloroso para mim como médico, cientista e funcionário da saúde pública”, frisou Fauci.

Novas restrições serão circunscritas a territórios

Questionado se o Governo optará por ações localizadas ou se admite restrições nacionais como um novo confinamento geral, Lacerda Sales disse que “todos os países da Europa estão neste momento a tentar estabilizar num determinado modelo que pode comportar muitas variáveis”.

Facebook reconhece erros na proibição de anúncios políticos

“Estamos a investigar anúncios que foram erroneamente suspensos, e perguntas de anunciantes que estão a ter dificuldades em ajustar as suas campanhas. Estamos a trabalhar para resolver estes problemas rapidamente”, escreveu terça-feira, no Twitter, um gestor de produtos publicitários do Facebook, Rob Leathern.
Comentários