A Comissão Executiva da TAP assumiu que não vai atribuir prémios a administradores através do programa de mérito, implementado pela empresa este ano, revela a TSF. A medida chega no dia seguinte à companhia aérea nacional ter cancelado mais 2.500 voos, somando-se aos mil já cancelados, até ao mês de maio. A decisão da TAP resulta da crise do novo coronavírus, que tem obrigado a empresa a reduzir custos, indicou à rádio fonte ligada ao processo.
Com um total de 3.500 voos cancelados, o equivalente a 7% dos voos programadas para março, 11% em abril e 19% em maio, a companhia aérea já estava a verificar “quebras nas reservas”, levando a transportadora a tomar as duas decisões.
O ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, classificou como “inaceitável” que a companhia aérea tenha atribuído prémios monetários a uma minoria de trabalhadores depois de revelar prejuízos de 95,6 milhões de euros, um agravamento de 37,65 milhões de euros face a 2018.
Pedro Nuno Santos disse que estes prejuízos são “uma matéria que preocupa” o Governo e defendeu que o processo de reversão da privatização da companhia aérea foi “importante”, mas que “se deve contar pelos dedos de uma mãos os anos em que [a TAP] não deu prejuízo”. “No Conselho de Administração, a maioria é o do Estado. Na gestão, é 100% privada”, reforçou Pedro Nuno Santos, referindo que a decisão de atribuição de prémios aos trabalhadores “é uma questão da gestão”.
Apesar de ter verificado prejuízos, no ano passado a companhia aérea nacional atribuiu um total de 1,171 milhões de euros a 180 trabalhadores, defendendo que este programa de mérito implementado pela companhia “foi fundamental” para os resultados atingidos em 2018. A dois quadros superiores foram atribuídos prémios de 110 mil euros cada e há outros colaboradores que receberam bónus de 88 mil euros, 42 mil ou 30 mil. O valor mais baixo pago a estes trabalhadores foi de mil euros.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com