[weglot_switcher]

Covid-19: Testes ‘low cost’ de 10 minutos podem chegar a África já em junho

Usando a tecnologia dos testes caseiros de gravidez e malária, o kit de saliva e picada de dedo pode estar pronto para venda em junho por menos de um dólar (90 cêntimos).
17 Março 2020, 07h30

A colaboração entre uma empresa do Reino Unido, a Mologic Ltd e a fundação senegalesa Institut Pasteur de Dakar poderá ajudar a combater o alastramento do Covid-19 no continente africano, através de um novo teste mais rápido e mais barato, segundo a “Bloomberg”.

Preparar os hospitais e respetivos laboratórios para o iminente contágio das populações pelo novo coronavírus colocou as autoridades africanas numa corrida contra o tempo, conhecidas que são as dificuldades dos sistemas de saúde neste continente.

A Mologic Ltd e a fundação Institut Pasteur de Dakar juntaram-se para desenvolver um teste que poderá reduzir para dez minutos o tempo que leva a confirmar se a pessoa está, ou não, infetada com o Covid-19.

Usando a tecnologia dos testes caseiros de gravidez e malária, o kit de saliva e picada de dedo pode estar pronto para venda em junho por menos de um dólar (90 cêntimos). Em África, serão fabricados no Senegal pela diaTropix, uma unidade de fabricação de diagnóstico recém-construída e administrada pelo diretor do Instituto Pasteur, Amadou Alpha Sall, que lidera os treinos em todo o continente para testes de coronavírus.

Joe Fitchett, diretor médico da Mologic, afirma que a empresa “está a garantir que os testes sejam acessíveis ao custo de fabricação”. A empresa recebeu uma doação do governo do Reino Unido no valor de um milhão de euros para ajudar no desenvolvimento dos testes.

Os atuais testes Covid-19, conhecidos como testes de PCR, detetam o material genético num processo de laboratório que pode levar várias horas e custar mais de 400 dólares (359 euros) em algumas instalações privadas.

Até ao momento existem 368 pessoas infetadas em África, mas é expectável que o número venha a aumentar.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.