[weglot_switcher]

CP adjudica aquisição de 117 comboios à Alstom e Domingo da Silva Teixeira

Decisão foi anunciada esta terça-feira e envolve a aquisição de unidades automotoras para o serviço urbano e regional.
ferrovia
28 Novembro 2023, 10h13

A CP – Comboios de Portugal anunciou esta terça-feira a decisão de adjudicar a aquisição de 117 comboios elétricos ao agrupamento Alston Transporte S.A.U., Alstom Ferroviária Portugal, S.A. e Domingos da Silva Teixeira S.A.

No entender da CP, “este projeto promoverá o desenvolvimento e sustentabilidade do setor ferroviário no médio e longo prazo, sendo um marco fundamental na modernização e expansão do transporte ferroviário de passageiros em Portugal”.

Detalha a Comboios de Portugal que esta aquisição vai abranger a compra de 62 unidades automotoras para o serviço urbano e 55 unidades para o serviço regional, “refletindo o compromisso da CP em responder às crescentes necessidades de mobilidade dos cidadãos, com solução de transporte mais sustentáveis”.

Explica ainda a CP que a “incorporação destes novos comboios na frota da CP representa um avanço significativo na melhoria da eficiência, conforto e frequência dos serviços oferecidos, contribuindo decisivamente para a mobilidade sustentável e a diminuição da pegada ecológica no transporte nacional”.

Na edição última edição impressa, o JE avançou que a atual administração da CP, liderada por Pedro Moreira e nomeada pelo então ministro João Galamba em setembro de 2022, não tem assinado um contrato de gestão com o Estado. Esta situação viola o Estatuto do Gestor Público, que obriga a que os contratos de gestão sejam celebrados no prazo de 90 dias após a designação dos administradores das empresas do Estado, sob pena de, em alguns casos, as nomeações ficarem sem efeito.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.