[weglot_switcher]

CP Carga vendida. MSC torna-se o segundo maior operador ibérico

A MSC Rail – subsidiária da MSC Mediterranean Shipping Company SA “MSC” – assinou com a CP – Comboios de Portugal, E.P.E. o contrato de compra e venda da CP Carga – Logística e Transportes Rodoviários de Mercadorias SA -, o segundo maior operador de base ferroviária da Península Ibérica. O negócio foi fechado pelo […]
21 Setembro 2015, 19h48

A MSC Rail – subsidiária da MSC Mediterranean Shipping Company SA “MSC” – assinou com a CP – Comboios de Portugal, E.P.E. o contrato de compra e venda da CP Carga – Logística e Transportes Rodoviários de Mercadorias SA -, o segundo maior operador de base ferroviária da Península Ibérica. O negócio foi fechado pelo valor de 53 milhões de euros, dos quais 51 milhões de euros serão usados para a recapitalização da empresa. A conclusão do negócio está ainda pendente do parecer da Autoridade da Concorrência para que este seja oficializado.

MSC reconhece excelência da rede ferroviária portuguesa
Giuseppe Prudente, diretor de Logística da MSC, realçou que “o transporte ferroviário tem sido desde sempre uma prioridade para a MSC e 20% do nosso negócio já acontece por via férrea a nível global. A MSC reconhece a excelência da rede ferroviária de que Portugal dispõe, por onde passa neste momento a maioria da mercadoria dos nossos clientes. Este investimento representa o forte compromisso que a MSC tem com Portugal, onde temos sido um investidor ativo a longo prazo, contribuindo para o desenvolvimento da economia nacional”.

Carlos Vasconcelos, Diretor-Geral da MSC Portugal, reforça que “o investimento da MSC pressupõe um plano de desenvolvimento a longo prazo que vai melhorar e valorizar a infraestrutura da empresa e transformá-la no primeiro operador ibérico de transporte ferroviário de mercadorias. É nosso compromisso oferecer aos nossos clientes serviços de elevada qualidade.”

Ministros presentes na cerimónia oficial
A cerimónia de venda da CP Carga, processo que foi decidido no passado mês de julho em Conselho de Ministros e que aprovou a escolha da Mediterranean Shipping Company Rail (Portugal) – Operadores Ferroviários, contou com a presença de Pires de Lima, ministro da Economia e Maria Luís Albuquerque, ministra das Finanças.

A Mediterranean Shipping Company Rail (Portugal) – Operadores Ferroviários, S. A. fica assim a deter 95% do capital social da CP Carga – Logística e Transportes Ferroviários de Mercadorias, S. A., detidas pela CP, E.P.E., sendo que os restantes 5% do capital da CP Carga estão reservados a trabalhadores, tal como foi acordado na privatização.

“O Governo congratula-se com conclusão de um processo que visa dotar a CP Carga das condições necessárias para se desenvolver através do investimento privado como forma de criar maiores sinergias e níveis de eficiência. Ficam assim estabelecidas condições para o crescimento da empresa, estando assegurada a manutenção da sede da empresa em Portugal pelo menos por 10 anos”, realçou o Governo em comunicado.

De acordo com informação prestada pelo Governo, o “projeto estratégico da empresa inclui ainda um plano de internacionalização e uma forte componente de capitalização que irá permitir criar as melhores condições para a prossecução da atividade futura do operador ferroviário”.

OJE

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.