[weglot_switcher]

CP encerra 2022 com contas positivas e maior número de passageiros transportados (com áudio)

Empresa mostra que os prejuízos podem desaparecer se o Estado continuar a indemnizar a empresa pelo serviço público que presta à população, faltando agora só eliminar a dívida da construção dos caminhos de ferro.
19 Abril 2023, 08h14

A Comboios de Portugal (CP) encerrou o ano de 2022 com resultados líquidos positivos de oito milhões de euros, sendo esta a primeira vez na história em que as contas fecham no verde, adianta o “Público”. No entanto, os lucros só chegaram depois da aplicação do Contrato de Serviço Público assinado entre o Estado e a empresa, uma vez que visar compensar pelos serviços que dão prejuízo.

Mas este resultado positivo é acompanhado pelo recorde do maior número de passageiros transportados nos últimos 20 anos, atingindo-se 148 milhões de passageiros durante todo o ano de 2022.

Assim, a empresa mostra que os prejuízos podem desaparecer se o Estado continuar a indemnizar a empresa pelo serviço público que presta à população. A publicação nota ainda que o Estado ainda não saldou a dívida histórica que pesa nas contas da operadora, que se deve aos caminhos de ferro, sendo esta uma dívida com 100 anos.

As principais receitas vieram dos Urbanos de Lisboa (95 milhões), dos Intercidades (49 milhões), do Alfa Pendular (45 milhões), Urbanos do Porto (31 milhões), Regionais (29 milhões) e dos Urbanos de Coimbra, Celta Porto-Vigo e os históricos (4,5 milhões). No entanto, é importante referir que o Alfa Pendular está fora do contrato entre o Estado e a empresa.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.