[weglot_switcher]

CP suspende venda de bilhetes no alfa pendular por debilidade do ar condicionado

A CP suspendeu a venda de bilhetes para os comboios alfas pendulares deste domingo, para diminuir o número de passageiros a bordo e, consequentemente, a carga térmica no interior, notícia o Público.
5 Agosto 2018, 14h06

O Jornal Público noticia que a CP suspendeu neste domingo a venda de bilhetes para os comboios alfa pendular com a finalidade de diminuir o calor a bordo, porque o ar condicionado dos alfas pendulares não arrefece quando a temperatura está acima dos 42 graus.

A lógica é quantos menos pessoas a bordo menos calor. Pois estes comboios têm andado com lotação cheia (e muitas vezes esgotada), o que aumenta a carga térmica no interior.

A notícia surge um dia depois do diretor do Público, Manuel Carvalho, num artigo de opinião ter denunciado uma “Sauna forçada no alfa pendular“,

“O ar condicionado não funcionava como não funcionam as portas das casas de banho, como falta a água e papel, como há sistemáticos atrasos, como há bancos a ficar rotos. A CP é a prova da penúria do Estado que diz ter virado a página da austeridade”, escreveu o diretor do diário.

O Público notícia hoje que a CP explicou que o sistema de ar condicionado do alfa pendular não foi concebido para suportar as elevadas temperaturas que se têm sentido – acima dos 42 graus e por isso dificilmente consegue manter a temperatura fresca no interior.

Diz o jornal na sua versão online que “há zonas na linha do Norte (entre Santarém e Entroncamento, por exemplo) e na linha do Sul (a travessia do Alentejo) onde as temperaturas chegam aos 48 graus”, o que transforma o comboio numa autêntica sauna.

“Neste fim-de-semana, em que 11 distritos têm estado sob alerta vermelho devido ao calor elevado, houve relatos diversos de problemas a bordo destes comboios, com pessoas a queixarem-se da falta de condições durante a viagem”, diz o jornal.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.