[weglot_switcher]

Credit Suisse reforça administração com olhos postos na área do risco

“Os dois administradores darão uma contribuição inestimável à medida que desenhamos o realinhamento estratégico do banco e aperfeiçoamos a nossa cultura de gestão de risco e responsabilidade pessoal e prestação de contas”, refere António Horta-Osório, Chairman do Credit Suisse.
13 Agosto 2021, 11h09

O Conselho de Administração do Credit Suisse irá propor, em Assembleia Geral Extraordinária, no próximo dia 1 de outubro, Axel P. Lehmann e Juan Colombas como membros não-executivos deste órgão.

Em comunicado o banco que tem António Horta Osório como Chairman, diz que, “dependendo da aprovação em AG, o Conselho de Administração pretende ainda nomear Axel Lehmann como Presidente do Comité de Risco sucedendo a Richard Meddings, que ocupou essa função temporariamente e acumulação com a de Presidente do Comité de Auditoria”.

O reforço da administração do banco suíço surge numa altura em que se prepara uma ampla revisão estratégica do negócio depois do papel do Credit Suisse nos escândalos financeiros da Archegos Capital Management e do Greensill.

O banco com sede em Zurique sofreu um abalo na sua reputação de gestor de patrimónios depois do duplo colapso dos “family office” [entidade de gestão e investimento do património de famílias com elevadas fortunas] Archegos Capital e da Greensill Capital.

O banqueiro português faz hoje uma declaração no comunicado enviado congratulando-se com a nomeação de Axel Lehmann e Juan de Colombas para o Conselho de Administração do Credit Suisse. “Com sua profunda experiência em gestão de risco e liderança empresarial, e ambas com carreiras de aproximadamente três décadas em serviços financeiros, os dois administradores darão uma contribuição inestimável à medida que desenhamos o realinhamento estratégico do banco e aperfeiçoamos a nossa cultura de gestão de risco e responsabilidade pessoal e prestação de contas”, refere António Horta-Osório.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.