[weglot_switcher]

Credit Suisse sobe em bolsa 18% após financiamento de emergência do banco central suíço

O financiamento de emergência de 50 mil milhões de francos suíços que o Credit Suisse obteve junto do banco central suíço está a reverter as quedas aparatosas que se verificaram ontem nos mercados e mais concretamente nas ações do banco suíço. O Saudi National Bank diz agora que o pânico sobre o Credit Suisse é “injustificado”
Justin Lane/EPA via Lusa
16 Março 2023, 09h40

As ações do Credit Suisse estão a subir 18,4% esta quinta-feira, depois de terem iniciado a sessão de hoje a subir quase 30%.

O financiamento de emergência de 50 mil milhões de francos suíços que o Credit Suisse obteve junto do banco central suíço está a reverter as quedas aparatosas que se verificaram ontem nos mercados, com os investidores a confiarem, para já, que esta solução é suficiente para estancar a crise de confiança que está instalada no setor financeiro global.

As ações do Credit Suisse estavam a disparar 30% na abertura da sessão europeia e os índices europeus a registar ganhos perto de 2%.

Entretanto, e depois de ter atiçado a fogueira do pânico, hoje o acionista do Credit Suisse com 9,88%, o Saudi National Bank, veio dizer que o pânico sobre o Credit Suisse é “injustificado”.

O banco suíço planeia também comprar 3 mil milhões de francos suíços de títulos de dívida, para travar a crise de confiança no mercado. A dívida alvo das intenções de oferta é denominada em dólares e euros, com vencimento entre 2023 e 2025. A oferta decorre até 22 deste mês.

O BCP na bolsa de Lisboa está também em terreno ligeiramente positivo depois da queda de 9% de ontem e sobe 0,57% para 0,1942 euros.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.