Tanto o número de novos créditos, como o montante associado caíram em dezembro, exceto no caso do crédito automóvel, segundo os dados do Banco de Portugal (BdP) divulgados esta segunda-feira, isto em cadeia. Em termos homólogos, todas as rubricas registaram subidas consideráveis.
Os números conhecidos esta segunda-feira mostram que, em termos globais, o montante contratado em dezembro caiu 1,1% em comparação com novembro, ficando em 707,8 milhões de euros – o que constitui, ainda assim, uma subida expressiva de 19,3% em termos homólogos. Numa análise ao número de novos contratos, estes caíram 5,8% em relação ao mês anterior, mas tal traduz-se numa subida de 7,2% em comparação com igual período do ano passado.
No detalhe, tal mostra, em cadeia, uma redução de 6,3% no número de novos contratos de crédito pessoal e de 7,3% nos cartões e a descoberto, ao passo que o crédito automóvel sobe 2,9%.
Olhando para os montantes, o associado ao crédito pessoal caiu 5,2% para 288 milhões de euros, enquanto o referente aos cartões e a descoberto desce 6,6% para 119 milhões de euros. Já o montante dos crédito automóvel subiu 5,9% para 300 milhões de euros.
Ainda assim, em comparação com dezembro de 2023, todas as rubricas registam crescimentos tanto em termos de montante, como no número de contratos, à exceção do número de créditos pessoais sem finalidade específica, que recuaram 0,8%.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com