[weglot_switcher]

Crédito malparado das famílias e das empresas aumentou em fevereiro

A concessão de empréstimos às empresas também subiu em fevereiro, em comparação com o primeiro mês do ano, mas no caso das famílias manteve-se inalterada.
  • Cristina Bernardo
27 Março 2018, 11h51

O peso do crédito vencido tanto das famílias como das empresas em Portugal, no total dos titulares de empréstimos, aumentou ligeiramente em fevereiro, face a janeiro, de acordo com dados publicados esta terça-feira pelo Banco de Portugal.

A percentagem de empresas devedoras com crédito vencido aumentou 0,2 pontos percentuais, para 25,1%, enquanto nas famílias o aumento foi de 0,1 pontos percentuais, para 11,9%.

O rácio de crédito vencido das famílias (o volume de malparado no total do crédito concedido) também subiu, 0,1 pontos percentuais, para 4,3%. Em sentido contrário, o rácio de crédito vencido das empresas diminuiu ligeramente (0,2 pontos percentuais), para 13,3%.

No período em análise, o ritmo da descida da concessão de empréstimos às empresas agravou-se em 0,6 pontos percentuais, para uma quebra de 2,5%.

A taxa de variação do crédito à habitação e do crédito ao consumo e outros fins das famílias mantiveram-se inalteradas face ao mês anterior, em -1,6% e 6,3%, respetivamente.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.