[weglot_switcher]

Crescimento da economia portuguesa poderá cair até 17% este ano, estima Católica

O Católica Lisbon Forecasting Lab estimam uma recessão de 5% este ano num cenário otimista, que poderá subir para os 10% no cenário base e agravar-se no cenário pessimista. No caso extremo, crescimento da economia poderá recuar 20% no segundo semestre.
8 Julho 2020, 18h15

O Católica Lisbon Forecasting Lab (NECEP) projeta uma queda do PIB de 10% este ano, no cenário base, mas que num cenário mais adverso pode chegar aos 17%. Segundo as previsões do núcleo de economistas da Católica, publicados esta quarta-feira, o tombo no cenário pessimista está associado a uma contração em torno dos 20% da atividade económica no segundo trimestre.

“O NECEP mantém o cenário central, anunciado em março, de queda de 10% do PIB em 2020. Esta projeção resultou da construção de cenários que permitem quedas do PIB entre 5% e 17% este ano, pelo que o valor de 7% indicado no Orçamento do Estado Suplementar de 2020 parece otimista já que pressupõe um segundo semestre do ano bastante favorável”, refere a folha trimestral de conjuntura do organismo.

Os economistas da Católica calculam, no entanto, que no cenário pessimista a queda será de 17%, “estando associado a uma contração em torno dos 20% da atividade económica no segundo trimestre”, com a taxa de desemprego a ser superior a 10% caso este cenário, que compara com a de 9% no cenário anterior.

Já o cenário otimista aponta para uma uma queda de 5%, naquilo que consideram seria “um resultado benigno que exigiria uma queda amortecida no segundo trimestre, em torno dos 10%, seguida de uma forte recuperação até ao final do ano, com a taxa de desemprego a ficar-se em 7,6%”.

“Publicar estimativas do PIB trimestral em tempo real é ousado no atual contexto económico, pelo que o NECEP apresenta as suas estimativas de crescimento trimestral em dois cenários”, explicam.

Tendo como quadro o cenário base, estimam ainda que a economia portuguesa terá contraído 13% em cadeia no segundo trimestre, após um recuou de 3,8% no primeiro trimestre. “Este cenário é justificado por quedas menos acentuadas em alguns setores, como é o caso da construção, bem como pela recuperação já evidenciada pelo comércio a retalho e pelas operações através da rede Multibanco, se bem que parcial e ainda distante dos níveis observados no final do ano passado”, explicam.

Já no cenário alternativo, a recessão será de 20% no segundo semestre, devido à “proporção muito elevada da população ativa, cerca de 25%, que esteve ausente do posto de trabalho normal durante o segundo trimestre”.

“Este cenário é ainda sinalizado por alguns indicadores, como é o caso das vendas de veículos ou do número de dormidas em estabelecimentos turísticos”, acrescentam.

Dando nota de que a economia portuguesa deverá cair “de forma mais intensa” face à média da zona euro, apontam para uma “visibilidade é ainda diminuta” para os próximos dois anos.

“A análise do NECEP sugere que a economia portuguesa deverá permanecer abaixo do nível do PIB de 2019 no próximo ano, com um hiato próximo dos 8% no cenário central. No entanto, uma completa recuperação face a 2019 é possível num cenário otimista, bem como no horizonte de 2022 (+2,5%), com o cenário central a apontar para uma perda próxima dos 5% dois anos após o surgimento do surto pandémico”, explicam.

Realçam ainda que “mais importante que a dimensão da queda do PIB este ano é a dimensão da perda da atividade económica no último trimestre do ano”.

“Se esta for inferior a 5% face a 2019, não é de excluir uma recessão curta com rápida recuperação da normalidade em termos de atividade económica. Porém, se a queda for muito superior a 5% então a destruição de capacidade produtiva, emprego e rendimento só permitirá uma recuperação lenta e penosa até aos níveis observados em 2019. Ainda é muito cedo para antecipar, com base em dados concretos, o estado da economia no final do ano”, adiantam.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.