[weglot_switcher]

Criação de novas empresas regista valor recorde nos primeiros nove meses do ano

Até ao final do mês de setembro foram criadas 39.042 novas empresas, sendo um valor que ultrapassa o valor recorde atingindo em 2019, de acordo com o Barómetro da Informa D&B.
insolvências empresas
9 Outubro 2023, 14h57

Até ao fim do mês de setembro foram criadas, em Portugal, um total de 39.042 novas empresas, o que representa mais 5,6% do que no período homólogo, tornando-se o valor mais elevado de sempre, segundo o Barómetro da Informa D&B.

Entre os sectores das novas empresas criadas, destacam-se o sector de Transportes, no qual se registou um total de 4.729 empresas, seguido do sector do Alojamento e Restauro, com um aumento de 394 novas empresas, o sector da Construção apresentou uma subida de 344 e os Serviços Gerais têm mais 331 empresas.

Comissões de Auditoria apontam inflação e recessão como riscos com maior impacto nas empresas

Em contraciclo, o sector do Imobiliário recuou na constituição de novas empresas, registando um decréscimo de 400 empresas. Outros sectores que também apresentaram um recuo na constituição de novas empresas foram o sector das Tecnologias da Informação e Comunicação e o sector das Indústrias.

Durante os nove meses do ano registaram-se um total de 1.441 novos processos de insolvência, o que corresponde a um aumento de 18% face ao mesmo período do ano passado. Os sectores que apresentaram um maior número de insolvências foi o sector das Indústrias e da Construção.

Já os encerramentos das empresas diminuíram 5,3% em relação aos primeiros nove meses do ano passado, tendo sido registados o encerramento de 8.770 empresas. Apesar desta diminuição houve cinco sectores que registaram um aumento, o sector das Tecnologias da Informação e Comunicação, Atividades Imobiliárias, Serviços Empresarias, Agricultura e outros recursos naturais e Energia e Ambiente.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.