[weglot_switcher]

Criado primeiro gabinete jurídico especializado em Propriedade Intelectual e Inteligência Artificial

A fundadora, a advogada Patrícia Akester, assegura que pretende colocar o seu know-how específico e global ao serviço de entidades públicas e legisladores na definição de políticas públicas.
13 Fevereiro 2019, 21h15

Nasceu o primeiro Gabinete de Propriedade Intelectual em Portugal.  Trata-se do primeiro gabinete jurídico exclusivamente especializado em Propriedade Intelectual e em Inteligência Artificial e que “pretende dar resposta às novas realidades e exigências, que requerem uma especialização e autonomia desta prática jurídica”, diz o comunicado.

A fundadora, a advogada Patrícia Akester, assegura que pretende colocar o seu know-how específico e global ao serviço de entidades públicas e legisladores na definição de políticas públicas.

“Nunca, como hoje, foi tão essencial ter políticas públicas e práticas legislativas efectivas e apropriadas para a propriedade intelectual, já que estão em causa bens económicos e sociais muito relevantes em atividades em profunda mudança por força das novas tecnologias e das plataformas eletrónicas”, diz a nota enviada pela fundadora. “Estes são temas que hoje interessam e têm impacto na generalidade da população, como mostra o recente debate sobre a proposta de Directiva Mercado Único”, acrescenta.

“Estarei, com a minha equipa, em todas as condições para ajudar a definir as políticas públicas e legais para esta área da propriedade intelectual. A necessidade de ter uma estratégia, pública ou privada, neste domínio é óbvia. Esta vai ser das áreas que mais depressa terá que se desenvolver, reforçar e atuar, sob pena de transformarmos em custos as enormes vantagens deste mundo novo aberto pela inovação tecnológica”, afirma Patrícia Akester.

Patrícia Akester é licenciada em Direito pela Universidade Católica de Lisboa, mestre em Direito da Propriedade Intelectual pela University College of London e doutorada em Direito de Autor e os Desafios da Tecnologia Digital peloQueen Mary Intellectual Property Research Institute, Queen Mary University of London.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.