[weglot_switcher]

Criptomoeda Petro: Venezuela consegue 735 milhões de dólares num dia

“Estamos na vanguarda tecnológica e económica para superar a especulação de moedas internacionais que afetam a vida dos venezuelanos. A Petro reafirma nossa soberania económica”, disse Nicolas Maduro sobre a Petro.
  • HO/Reuters
21 Fevereiro 2018, 16h29

A nova criptomoeda associada ao petróleo, lançada pelo Estado da Venezuela esta terça-feira, captou 735 milhões de dólares (equivalente a cerca de 596,5 milhões de euros) em investimento, em apenas um dia. O presidente venezuelano Nicolas Maduro anunciou no Twitter o valor conseguido com o token, cuja unidade individual está indexada a um barril de petróleo venezuelano.

“Para grandes problemas, grandes soluções! Desde o primeiro minuto, o jogo começou bem e nós começamos a ganhar: 4.777 mil milhões de yuans ou 735 milhões de dólares é o resultado inicial das operações da intenção de compra da Petro”, escreveu Maduro no Twitter.

“Estamos na vanguarda tecnológica e económica para superar a especulação de moedas internacionais que afetam a vida dos venezuelanos. A Petro reafirma a nossa soberania económica”, acrescentou.

Numa altura em que o país enfrenta um problema de hiperinflação e arrisca o colapso da moeda, o bolívar venezuelano, Caracas tinha anunciado esperar captar investimento de países como o Catar e a Turquia com a criptomoeda. Além disso, esta poderá ser uma forma de o país contornar as sanções económicas impostas pelos EUA e pela União Europeia ao governo.

No entanto, a decisão levantou questões sobre a possibilidade de manipulação da moeda por parte da Venezuela, especialmente tendo em conta que os principais bancos centrais do mundo já alertaram para os riscos das divisas digitais.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.