Os 252 milhões de euros angariados pelo Silicon Valley Bank (SVB) não foram suficientes para evitar o colapso da instituição financeira na última semana. Este foi o valor angariado pelo SVB entre janeiro e março de 2023, através de startups de tecnologia e empresas em crescimento, de acordo com os dados compilados pelo Blockchain Centre.
Entre as oito rondas de angariação de fundos, o principal destaque vai para o facto do Silicon Valley Bank ter conseguido recolher 90 milhões de euros na última ronda que aconteceu a 8 de março, dois dias antes do colapso, tendo sido esta a ronda onde o SVB angariou mais dinheiro.
Por outro lado, as receitas do banco tinham vindo a aumentar anualmente desde 2009, tendo atingido um recorde histórico de 6,9 mil milhões de euros em 2022.
O colapso do banco começou a acontecer de forma gradual com o seu investimento em títulos do governo dos EUA com juros baixos. O aumento da taxa de juros da Reserva Federal norte-americana para controlar a inflação agravou os problemas do banco ao aumentar os custos dos empréstimos para as startups de tecnologia em dificuldades que dependiam de depósitos do SVB para financiar as suas operações.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com