[weglot_switcher]

Cristiano Ronaldo investe em plataforma de relógios de luxo em segunda mão

É um mercado em expansão e movimenta muito dinheiro. Craque português já foi visto a usar vários modelos de luxo. Plataforma garante que CR7 investiu mesmo e que não é uma jogada de marketing.
12 Julho 2023, 12h45

Cristiano Ronaldo investiu numa plataforma online de venda de relógios de luxo em segunda mão, a Chrono24. O futebolista português junta-se assim a investidores como Aglae Ventures, que pertence à família de Bernard Arnault, a segunda pessoa mais rica do mundo e dono da casa de luxo francesa LVMH.

A empresa alemã sediada em Karlsruhe não divulgou nem o montante nem a percentagem que o português adquiriu, garantindo que o português investiu à séria na plataforma, negando que se trate de uma jogada de marketing. Uma ronda de financiamento em 2021 avaliou a empresa em mais de mil milhões de dólares.

O craque português já foi visto a usar modelos de marcas como Rolex, Jacob&Co., Girard-Perregaux e Franck Muller.

O mercado de relógios de luxo em segunda mão deverá crescer 75% até ao final da década, atingindo 35 mil milhões de francos suíços, segundo uma previsão da Deloitte citada pela “Bloomberg”.

As receitas das vendas no mercado secundário podem vir a superar as de novos relógios em 20333, segundo a LuxeConsult, consultora helvética.

Depois do disparo nos preços em 2021 e no primeiro trimestre de 2022, os preços no mercado secundário têm vindo a cair, com marcas como Rolex, Patek Phillipe e Audermars Piguet perto de mínimos de dois anos, de acordo com dados da Subdial, uma retalhista online britânica.

A Chrono24 é o maior marketplace online de relógios de luxo com 500 mil modelos à venda por empresas especializadas, mas também vendedores privados. A empresa ganha dinheiro cobrando uma percentagem por cada transação.

“Como colecionador e utilizador regular da Chrono24, é um prazer para mim tornar-me acionista da empresa. A Chrono 24 une milhões de colecionadores de relógios de todo o mundo para partilharem a sua paixão”, disse em comunicado CR7 que ganhou 136 milhões de dólares em 2022, fruto dos contratos com o Manchester United e com o Al Nassr e dos vários patrocínios.

“Ninguém tem mais paixão por relógios de luxo do que o Cristiano. Já solidificou o seu lugar como um dos maiores atletas na história e como investidor demonstra um conhecimento astuto de classe mundial sobre luxo e tecnologia”, disse Tim Stracke da Chrono24.

A empresa é liderada pelo seu fundador e CO-CEO Tim Stracke, a par de Holger Felgner, também CO-CEO e ex-CEO da Team Viewer. Em janeiro, a empresa despediu 13% dos seus trabalhadores e reestruturou algumas operações, fruto da quebra de procura.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.