[weglot_switcher]

Cristiano Ronaldo vence prémio Golden Foot

Capitão da selecção nacional e ‘astro’ da Juventus tornou-se no primeiro português a vencer o prémio de carreira Golden Foot.
  • Cristiano Ronaldo (Portugal)
1 Dezembro 2020, 17h59

Mais um prémio para a extensa vitrine de galardões de Cristiano Ronaldo. Esta terça-feira, o capitão da selecção nacional e atual avançado da Juventus, de Turim, venceu o prémio Golden Foot.

Criado em 2003, o Golden Foot é um prémio de carreira que é atribuído todos os anos aos melhores jogadores de futebol. Trata-se do único prémio do futebol que é exclusivamente atribuído pelos fãs do desporto-rei, que votam na página oficial do Golden Foot.

Cristiano Ronaldo tornou-se no primeiro português a vencer o Golden Foot e sucede a Luka Modric, o jogador croata e antigo companheiro de equipa no Real Madrid.

Desde 2003, já foram galardoados quatro jogadores italianos — Roberto Baggio, Alessandro Del Piero, Francesco Totti e Giuanluigi Buffon —, três brasileiros — Ronaldo “O Fenómeno”, Roberto Carlos e Ronaldo Gaúcho.

Venceram ainda o avançado ucraniano Andriy Schevchenko, o médio checo Pavel Nedved, o extemo escocês Ryan Giggs, o avançado sueco Zlatan Ibrahimovic, o avançado costa-marfinense Didier Drogba, o médio espanhol Andrés Iniesta, o avançado camaronês Samuel Eto’o, o guarda-redes espanhol Iker Casillas, e o avançado uruguaio Edison Cavani, além do médio croata Luka Modric.

A nível individual, Cristiano Ronaldo tem ainda cinco bolas de ouro, galardão que consagra o melhor jogador do mundo, faltando-lhe mais uma para igualar o argentino Messi.

A nível coletivo, entre outros, destacam-se as três conquistas consecutivas da English Premier League, ao serviço do Manchester United, cinco Ligas dos Campeões (uma no Manchester e quatro no Real Madrid), duas La Liga com o Real Madrid de Mourinho e de Zidane, e dois ‘scudetto’ com a Juventus.

Em 2016, Cristiano Ronaldo levantou o troféu de campeão da Europa ao serviço da seleção nacional, em Paris, contra a França.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.