Cristina Maria dos Santos Pinto Dias, foi o nome escolhido por Miguel Pinto Luz para ocupar o cargo de Secretária de Estado da Mobilidade. Mestre em Economia e Política da Energia e do Ambiente pelo Instituto Superior de Economia e Gestão, desempenhava desde 2015 as funções de vogal do conselho de administração da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT).
Foi nesse ano que saiu de forma polémica da CP – Comboios de Portugal onde chegou em 1992, tendo chegado a vice-presidente da empresa em 2010.
Segundo o jornal “Público”, em julho de 2015, Cristina Pinto Dias negociou a sua saída da CP, tendo recebido uma indemnização, que lhe foi concedida num valor próximo dos 80 mil euros, sendo que essa saída terá sido fechada quando surgiu o convite para a AMT.
Ao “Público”, José Reisinho, da comissão de trabalhadores da CP, classificou, na altura, de “escandaloso” o facto ter sido atribuída uma indemnização. “Foi ela que pediu para sair, logo foi ela que se quis ir embora. Por isso não teria direito a indemnização”, referiu.
Cristina Pinto Dias foi assessora de Carmona Rodrigues, ministro das Obras Públicas, Transportes e Habitação no Governo de Durão Barroso.
Além da CP, a nova Secretária de Estado da Mobilidade foi também a presidente da Empresa de Manutenção de Equipamentos Ferroviários (EMEF), presidente dos Transportes Intermodais do Porto (TIP) e administradora da Operadora de Transporte da Região de Lisboa (OTLIS).
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