[weglot_switcher]

Cristina Rios de Amorim: mundo da cortiça com contas à mistura

Filha de empresário sabe… liderar. Cristina de Rios Amorim é a CFO da Corticeira Amorim e mostrou que a herança não é nada sem estudos.
Cristina Rios de Amorim
30 Dezembro 2024, 07h00

Cristina Rios de Amorim quase dispensa apresentações. Filha de um dos reis da cortiça e prima de Paula Amorim (mulher mais poderosa em Portugal), a gestora de 55 anos ocupa um lugar de destaque na Corticeira Amorim e subiu recentemente à vice-presidência do BPI.

A revista Forbes Portugal colocou Cristina Rios de Amorim na segunda posição da categoria Indústria, com um total de 73 pontos, constando então no ranking das mulheres portuguesas mais poderosas nos negócios em Portugal.

No ano passado, a empresária estava no 46º lugar do mesmo ranking, de entre 50 mulheres portuguesas que se destacam no mundo dos negócios.

Cristina Rios de Amorim é licenciada em Economia e Gestão pela Faculdade de Economia do Porto, tendo ainda realizado um curso de Marketing e Finanças no Politécnico de Birmingham. Seguiu-se então um MBA na Universidade de Birminghan e uma pós-graduação na Universidade Católica Portuguesa.

Filha do empresário António Ferreira de Amorim, falecido este ano, entrou no negócio familiar em 1994, tendo iniciado a sua carreira no Departamento de Finanças, onde se mantém atualmente. Isto porque, além de acionista, Cristina Rios de Amorim é também diretora financeira (CFO) da Corticeira Amorim.

Este ano, em abril, foi nomeada vice-presidente do conselho de administração do Banco BPI, liderado por Fernando Ulrich. Foi em comunicado ao regulador do mercado que foi revelado que a empresária ia substituir António Lobo Xavier, que se manteve como vogal na administração.

Em maio deste ano foi também reconduzida enquanto CFO, enquanto o irmão, António Rios de Amorim, se manteve como CEO.

Em entrevista ao Jornal Económico, em outubro do ano passado, Cristina Rios de Amorim destacava o investimento em Investigação, Desenvolvimento e Inovação (I&D+I) como “uma componente fundamental da nossa estratégia empresarial” na Corticeira Amorim, sendo “essencial para consolidar a nossa liderança”. Na mesma conversa, a gestora destacou a sustentabilidade como estando “profundamente enraizada em todas as nossas operações” da empresa de cortiça.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.