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Critical Software desenvolve tecnologia para a ferrovia portuguesa em parceria com a Hitachi Rail

Desenvolvida ao longo dos últimos três anos, e em parceria com a Hitachi Rail GTS Portugal, a tecnologia permite a interoperabilidade entre os sistemas de sinalização em utilização no país, reforçando a segurança, eficiência e compatibilidade transfronteiriça da rede ferroviária.
21 Julho 2025, 18h39

A tecnológica Critical Software desenvolveu uma tecnologia pioneira para a ferrovia portuguesa em parceria com a Hitachi Rail. Esta nova solução, designada de ETCS + STM, irá garantir a interoperabilidade ferroviária do país e a transição para o sistema europeu.

A “solução ETCS + STM é pioneira em Portugal e foi concebida para modernizar a ferrovia nacional e garantir conformidade com os padrões europeus, representando um passo decisivo na transição do sistema ETCS (European Train Control System)”.

Desenvolvida ao longo dos últimos três anos, e em parceria com a Hitachi Rail GTS Portugal, a tecnologia permite a interoperabilidade entre os sistemas de sinalização em utilização no país, reforçando a segurança, eficiência e compatibilidade transfronteiriça da rede ferroviária.

Atualmente, Portugal utiliza o sistema Convel (Controlo Automático de Velocidade), específico do país. A nova solução STM externa agora apresentada pela Critical Software e desenvolvida especificamente para Portugal, permitirá a migração gradual para o sistema europeu ETCS, garantindo uma transição eficiente e contribuindo para a modernização da ferrovia portuguesa.

Este sistema poderá ainda ser integrado com diferentes soluções ETCS, reforçando a competitividade e facilitando
o acesso de novos operadores e fornecedores a este setor crucial da economia portuguesa.

“A Critical Software está comprometida com o futuro da ferrovia nacional através do desenvolvimento de uma solução inovadora que melhora a segurança da operação, longevidade do material circulante e competitividade do sector, mitigando barreiras técnicas para a ligação com o resto da Europa”, revela Miguel Cardoso, Business Development Director na Critical Software.

“Trata-se de um passo essencial para a interoperabilidade ferroviária no país, garantindo uma transição eficiente e segura para o sistema europeu ETCS, no qual o nosso parceiro Hitachi está também empenhado”, afirma.

João Araújo, CEO da Hitachi Rail GTS Portugal, realça que a Hitachi Rail GTS Portugal foi pioneira na introdução do sistema ETCS em Portugal e é um parceiro tecnológico ativo da Critical Software no desenvolvimento do módulo STM e na sua integração na solução ETCS”.

O CEO diz que a empresa está consciente da relevância da interoperabilidade ferroviária a nível nacional.

Com esta realização, foi dado mais um passo significativo na evolução e maturidade da rede ferroviária nacional, na sua interoperabilidade tanto interna como com o exterior e no reforço das competências ferroviárias nacionais”, afirma João Araújo, CEO da Hitachi Rail GTS Portugal.

A solução conta já com uma primeira encomenda de cerca de 100 unidades, incluindo os 22 novos comboios que a fabricante suíça Stadler irá fornecer à CP, bem como locomotivas das empresas de mercadorias Medway e Alpha Trains.

O sistema desenvolvido apresenta o nível mais elevado de segurança ferroviária SIL 4 (Safety Integrity Level 4) e encontra-se atualmente em fase de ensaios de laboratório e em veículo, com certificação prevista para 2026.

O evento de apresentação decorreu hoje no Poceirão, local onde já estão em curso os primeiros ensaios da nova solução e onde se encontra o primeiro veículo equipado com o sistema ETCS + Convel STM em Portugal.

A sessão contou com apresentações da Critical Software e da Hitachi Rail, bem como da Medway, Stadler e Alpha Trains que, além de serem os primeiros clientes da solução, são também parceiros tecnológicos neste projeto, contribuindo ativamente para o seu desenvolvimento e integração.

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