[weglot_switcher]

CTT e BCP impulsionam PSI 20, que arrancou em linha com Europa

O PSI 20 acompanha a tendência das principais praças europeias.
16 Novembro 2020, 08h35

O principal índice bolsista português (PSI 20) abriu esta segunda-feira a subir 0,82% para 4.403,45 pontos, depois de ter encerrado a última sessão a cair. O PSI 20 acompanha a tendência das principais praças europeias.

Os investidores europeus estão animados com a confirmação do maior de comércio livre do mundo, assinado na região Ásia-Pacífico. Em causa está um acordo comercial subscrito por quinze países daquela região, que é apoiado pela China. O acordo foi assinado no final da cimeira da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), que decorreu de forma virtual, devido à pandemia.

A Parceria Económica Abrangente Regional (RCEP, na sigla em inglês) é o maior acordo comercial do mundo em termos de produto interno bruto (PIB). O pacto comercial tinha sido proposto em 2012 e é visto como a reação chinesa a uma iniciativa semelhante lançada pelos Estados Unidos durante a presidência de Barak Obama e, entretanto, abandonada pelo Governo do presidente cessante, Donald Trump.

Na bolsa portuguesa, apenas três empresas cotadas não estão a negociar em terreno positivos. Os ganhos dos CTT (3,91%) e do BCP (2,81%) animam o PSI 20.

Os títulos da Galp (1,91%), da Mota-Engil (1,61%) e das papeleiras Altri (1,33%), Semapa (1,31%) e Navigator (1,17%) também animam a bolsa nacional.

https://jornaleconomico.pt/noticias/topo-da-agenda-tudo-o-que-nao-pode-perder-na-economia-e-nos-mercados-esta-semana-6-664357

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.