Os CTT – Correios de Portugal reduziram o horário de funcionamento dos balcões e implementou o atendimento à porta fechada, foi esta segunda-feira, 16 de março, anunciado pela empresa. As medidas estão em vigor desde hoje e fazem parte do plano de contingência da operadora postal que prevê a mitigação da disseminação do novo coronavírus (Covid-19) e, em simultâneo, promove a continuidade da operação dos Correios. Para assegurar o plano, os CTT têm em atividade um Comité de Gestão de Crise.
As estações dos CTT têm um novo horário, que dependerá do número de trabalhadores presentes. Assim, os horários dos balcões podem ser consultados no site dos CTT, que está “em permanente atualização”. Segundo o comunicado, “todas as Lojas CTT em funcionamento terão um período de encerramento à hora de almoço, das 12h30 às 14h30, permitindo a limpeza de todos os espaços de forma mais profunda”.
Há, contudo, um conjunto de estações que estão encerrados, “em função da ausência de colaboradores pertencentes a grupos de risco de saúde, e também necessidades de assistência a filhos menores de 12 anos pelo encerramento das escolas”.
Essas alterações de horários também se poderão sentir nos Pontos CTT (postos de correio assegurado por parceiros dos CTT), mas as alterações feitas no horário ou eventual encerramentos desses postos são responsabilidade das entidades parceiras da operadora postal.
Atualmente, há 18 lojas encerradas: Buarcos (Vila), Boavista (Oaz), Cesar, Espargo, Travessa (São João da Madeira), Arcozelo (Vila Nova de Gaia), Mesão Frio, São Pedro da Cova (Gondomar), Vila Nova Foz Côa, Cantarias (Bragança), Santa Tecla (Braga), Caxinas (Vila do Conde), Parque (Matosinhos), Praia (Póvoa de Varzim), Gil Eanes (Portimão), Olhos de Água, Sines e Santo António dos Cavaleiros.
Além de ter alterado os horários de funcionamento, o atendimento presencial será feito à porta fechada. Isto é, “de forma a minimizar a permanência de clientes em loja e para garantir o distanciamento entre cada cliente”, apenas poderão permanecer dentro da estação dos Correios os clientes que estão a ser atendidos. A fila de espera será efetuada à porta da Loja CTT, “garantindo que os clientes em espera o façam num local arejado e que mantenham a distância mínima sugerida”.
Como medida de prevenção, os CTT determinaram que os trabalhadores poderão trabalhar com máscara, usar luvas e deverão usar gel desinfetante no atendimento aos clientes. Nas Lojas CTT há uma “fita colorida sinalizadora no chão por forma a manter a distância de segurança entre o colaborador e o cliente”.
Já nos edifícios-sede da empresa e nos centros operacionais, os CTT determinaram a necessidade de haver uma medição diária da temperatura corporal dos trabalhadores, “estando a tentar assegurar a expedição de luvas, máscaras de proteção e gel desinfetante e o reforço da frequência de limpeza de todos os locais de trabalho”. Também nesses locais foram “ajustados os horários dos turnos, evitando sobreposições e acomodando situações de ausência de trabalhadores dos grupos de risco, como medida cautelar de proteção”.
“Com vista à preservação da segurança e bem-estar dos seus colaboradores”, os CTT implementaram o regime de trabalho à distância em todos os serviços que isso é possível.
Quanto aos cerca de cinco mil carteiros da empresa, “tendo em vista a segurança dos clientes” e dos homens e mulheres responsáveis por entregar cartas e encomendas, a assinatura nos terminais dos carteiros durante o processo de entrega será suspenso.
“Esta medida será aplicada a todos os serviços exceto nas citações ou notificações via postal e nos serviços “Entrega ao Próprio”, estando ainda em análise cenários de ajustamento da atividade tendo em conta a eventual ausência de colaboradores que pertencem a grupos de risco de saúde”, lê-se no comunicado dos CTT.
Durante os giros, os carteiros têm instruções para “procedimentos específicos no exercício das suas funções”, na interação com as populações e no manuseamento de objetos, para reduzir o risco de contágio.
“Relativamente ao pagamento do subsídio de mobilidade nas regiões autónomas, importa esclarecer que, no seguimento da decisão do Governo Regional da Região Autónoma da Madeira e o Governo Regional da Região Autónoma dos Açores de determinar a obrigatoriedade de quarentena aos passageiros que desembarquem nos aeroportos das regiões, e para que as pessoas possam cumprir a quarentena, foi definido pelos CTT, como medida de mitigação e de ajudar ao cumprimento da referida quarentena, que o reembolso só poderá ser efetuado 15 dias após a realização da viagem”, esclareceu também a empresa.
Os CTT garantiram, ainda, que estão a acompanhar “em permanência todas as recomendações das autoridades”, em linha com as orientações da Direção-Geral da Saúde, de modo a “adaptar os procedimentos internos de minimização de eventuais contágios, sempre que se justifique”.
De acordo com os últimos dados disponibilizados pela empresa, os Correios de Portugal têm um total de 12.679 trabalhadores em Portugal e Espanha, dos quais, 5.988 na área operacional e distribuição.
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