Os preços do correio regulado nos CTT vão sofrer uma subida de 6,9% a partir de fevereiro, perto do triplo do valor da inflação com que fechou 2024. A informação está a ser partilhada pelo jornal Eco, citando fonte da Anacom.
Já o ano passado os CTT tinham subido os preços em 9,49%. Estas atualizações resultam da fórmula convencionada em 2022 entre os CTT, Anacom e Direção-Geral do Consumidor.
O aumento de preços que vai avançar no próximo mês situa-se muito perto de ser o triplo da taxa de inflação de 2,4% estimada pelo Instituto Nacional de Estatística para 2024. A fórmula acordada entre as três partes pondera a variação média do Índice de Preços no Consumidor (inflação) nos 12 meses até junho do ano anterior; ou seja, segunda metade de 2023 e primeira metade de 2024.
Desde 2023 que os CTT têm subido o preço do correio regulado acima da inflação e o acordo termina no presente ano.
Lembrar que, no ano passado, que o acordo traçado entre entidades poderia permitir uma subida de preços em até 14,83%, um valor que os CTT não chegaram a aplicar, indicando que o aumento dos “preços [seria] abaixo do máximo permitido”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com