O Cuatrecasas Acelera, programa de inovação da Sociedade, abriu as inscrições para a sua 10.ª edição, que estará disponível de hoje, 19 de maio, até 29 de junho. Esta iniciativa, que parte da Cuatrecasas Innova, reafirma o compromisso da Sociedade em promover a transformação tecnológica do setor jurídico e em responder às necessidades do ecossistema empresarial internacional.
Durante quatro meses, o Cuatrecasas Acelera oferecerá apoio a seis startups no processo de validação das suas estratégias jurídicas, abrangendo todas as áreas do direito necessárias para impulsionar e desenvolver os respetivos modelos de negócio. A assessoria será individualizada e adaptada às particularidades de cada projeto.
As startups interessadas devem, além de operarem nas áreas de novas tecnologias, fintech, healthtech, insurtech e energia, enfrentar desafios jurídicos relevantes decorrentes do seu modelo de negócio ou da aplicação de tecnologias disruptivas em setores regulados. É necessário que estejam nas fases iniciais de desenvolvimento e possuam um produto mínimo viável funcional, uma boa equipa e uma solução inovadora orientada para o mercado.
Francesc Muñoz, CIO da Cuatrecasas, expressou entusiasmo por esta décima edição, destacando a evolução do programa e o prestígio alcançado no ecossistema empresarial.
Após o encerramento das candidaturas, um comité de seleção, composto por sócios da Cuatrecasas e colaboradores externos, analisará todas as propostas e informará as startups selecionadas para a pré-seleção. Em setembro, as startups pré-selecionadas farão uma apresentação ao comité, que escolherá as seis que participarão na 10.ª edição do programa.
Em outubro e novembro, ocorrerão bootcamps, onde as selecionadas receberão formação jurídica e empresarial de mentores experientes e realizarão simulações de investimento. Após meses de intenso trabalho, as startups participarão num evento de encerramento em fevereiro de 2026, em Barcelona, que contará com a presença de investidores e agentes do ecossistema empresarial.
As startups que desejem candidatar-se podem também inscrever-se nos Legal Days, aulas jurídicas presenciais focadas na identificação das necessidades regulamentares e na otimização da troca de valor no ecossistema. As conferências realizar-se-ão a 2 de junho em Lisboa, 3 de junho em Madrid e 12 de junho em Barcelona.
Alba Molina, Innovation Project Manager da Cuatrecasas, destacou que a Sociedade combina experiência e conhecimento para responder às necessidades do ecossistema de inovação, promovendo a colaboração entre áreas fundamentais para antecipar e analisar a nova legislação aplicável aos setores regulados.
Além do Cuatrecasas Acelera, a Sociedade também promove o Cuatrecasas Fast Track, um programa permanentemente aberto durante todo o ano, para identificar e desenvolver soluções para os desafios do setor jurídico. Startups de legaltech com desenvolvimento avançado e scaleups tecnológicas com protótipos funcionais podem candidatar-se, focando em desafios como maximizar o conhecimento coletivo, promover a eficiência no setor jurídico e desenvolver soluções de digitalização.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com