A CUF SGPS foi avaliada com um rating de longo prazo de investment grade de “BBB-” e com um outlook (perspetiva) estável. A análise foi efetuada pela EthiFinance Ratings, uma das agências internacionais de rating, que sustenta que a “notação agora atribuída está suportada estritamente na qualidade creditícia atribuída ao conglomerado empresarial a que pertence, a CUF S.A”, de acordo com comunicado da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Segundo a agência de rating, a solvabilidade do crédito é “apoiada pelo forte perfil empresarial da CUF SGPS, baseado no seu posicionamento competitivo de liderança e uma governação robusta num sector que apresenta fundamentos favoráveis”, através de perspectivas de crescimento estáveis.
Destaca a EthiFinance que a CUF SGPS apresenta “vantagens robustas em Portugal, assentes num longo historial, no reconhecimento da marca e em tecnologia e equipamentos de última geração, que lhe permite assumir o estatuto de líder no sector privado nacional na área da saúde”.
A agência de rating indica mesmo que a “forte diversificação de serviços e de clientes” da CUF assentam no seu “compromisso e vasta experiência dos órgãos de administração” pelo facto da “estrutura acionista ser assumida por um dos maiores grupos empresariais nacionais, o Grupo José de Mello, que detém 65,85% da CUF e ter, ainda, como acionista a Farminvest com 30% do capital”.
A EthiFinance aporta ainda positivamente a estratégia de expansão geográfica da CUF, o que fortalece a sua posição de liderança no mercado português, além de conseguir “gerar resultados operacionais sólidos, atingir valores de autonomia financeira elevados e manter em níveis adequados o seu endividamento”.
Por isso mesmo, a agência considera que a CUF tem “uma boa capacidade de cumprir os seus compromissos no curto prazo, suportada pela capacidade de gerar fluxos de caixa estáveis e recorrentes das suas operações” que, “juntamente com os valores de caixa e de linhas de crédito não utilizadas, proporcionam-lhe uma boa almofada de liquidez para fazer face às obrigações financeira de curto prazo”.
Desta forma, a EthiFinancia adianta que a CUF tem “um bom perfil de refinanciamento”, o que lhe permite atribuir um rating de “BBB+” em termos de Business Risk Profile e de “A-” no Financial Risk Profile.
Importa lembrar que a CUF SGPS é detida pela dona dos hospitais e clínicas do mesmo nome, sendo um dos players com mais experiência nos cuidados de saúde privados em território nacional. Atualmente, a CUF tem mais de 30 hospitais e clínicas, tendo ainda serviços domiciliários e canais digitais de auxílio. No ano passado conseguiu atender mais 1,2 milhões de pessoas em relação ao ano anterior, o que permitiu efetuar 2,9 milhões de consultas, 10 milhões de exames, 43 mil teleconsultas, 64,5 mil cirurgias e 451 mil episódios de urgências.
A CUF terminou o ano com um lucro de 37,8 milhões de euros, um aumento de 9,5% face a 2022. O grupo José de Mello apresentou ainda receitas de 755,9 milhões de euros, mais 19%, e o investimento aumentou para 120 milhões em 2023. Devido a estes resultados, a administração da CUF decidiu distribuir um prémio de 11 milhões de euros (mais 42% em relação ao ano anterior) pelos trabalhadores do grupo.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com