[weglot_switcher]

Cuidado com os descontos na eletricidade e no gás, alerta o regulador

O regulador de energia aconselha os clientes a informarem-se antes de assinarem documentos que lhes dá um suposto desconto.
  • Cristina Bernardo
17 Janeiro 2020, 16h15

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) veio hoje a público alertar os consumidores sobre más práticas das empresas comercializadoras na oferta de descontos na fatura de eletricidade e/ou de gás natural.

Segundo o regulador, a má prática passa por a empresa comercializadora perguntar ao cliente se já tem desconto na fatura de eletricidade e/ou de gás natural e “pedem-lhe para assinar um papel para passar a ter o desconto”.

Nestas situações, a ERSE aconselha o cliente a perguntar: “O desconto é sobre o quê? Sobre a energia consumida ou a potência contratada? É sobre o preço que está a pagar atualmente? Ou é sobre o novo preço que lhe está agora a ser proposto?”.

“Confirme se é um argumento que está a ser usado para que mude para outro fornecedor ou se é uma nova proposta do seu atual fornecedor”, aponta o regulador.

“Antes de decidir, informe-se sobre os preços e outras condições oferecidas pelos diferentes fornecedores”, com o regulador a aconselhar os consumidores a usarem simuladores, como o da ERSE.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.