A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) veio hoje a público alertar os consumidores sobre más práticas das empresas comercializadoras na oferta de descontos na fatura de eletricidade e/ou de gás natural.
Segundo o regulador, a má prática passa por a empresa comercializadora perguntar ao cliente se já tem desconto na fatura de eletricidade e/ou de gás natural e “pedem-lhe para assinar um papel para passar a ter o desconto”.
Nestas situações, a ERSE aconselha o cliente a perguntar: “O desconto é sobre o quê? Sobre a energia consumida ou a potência contratada? É sobre o preço que está a pagar atualmente? Ou é sobre o novo preço que lhe está agora a ser proposto?”.
“Confirme se é um argumento que está a ser usado para que mude para outro fornecedor ou se é uma nova proposta do seu atual fornecedor”, aponta o regulador.
“Antes de decidir, informe-se sobre os preços e outras condições oferecidas pelos diferentes fornecedores”, com o regulador a aconselhar os consumidores a usarem simuladores, como o da ERSE.
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