Cuidados a ter nas compras realizadas online

Algumas compras online são arriscadas, pois muitas das lojas não se encontram registadas em Portugal, dificultando o contacto do consumidor com as mesmas e assim garantir os direitos do consumidor.

As compras em linha exigem atenção e informação, mas as cautelas duplicam quando se trata de compras realizadas nas redes sociais, como seja no Facebook.

A opção de efetuar as compras online é cómoda e mais segura nos dias actuais. Este tipo de comércio é cada vez mais utilizado pelos consumidores madeirenses.

Apesar do crescimento das compras em linha, as limitações geográficas de não envio para a RAM continuam a existir. A DECO relembra aos consumidores madeirenses que podem denunciar lojas online que não possibilitam a entrega de encomendas para a Madeira, recorrendo ao site e.compras, entrando na opção “apresentar uma reclamação”.

Aproveite para explorar o site de forma a adquirir mais conhecimento sobre os seus direitos na realização de compras em linha. Faça o download da check list disponibilizada no site supramencionado para efetuar as suas compras em segurança.

Algumas compras online são arriscadas, pois muitas das lojas não se encontram registadas em Portugal, dificultando o contacto do consumidor com as mesmas e assim garantir os direitos do consumidor.

O comércio em linha é também muito utilizado por vendedores particulares que optam pela utilização do Facebook para promover os seus produtos e realizar as suas vendas, normalmente a preços atraentes. Não obstante, nestes casos o consumidor não sabe ao certo a quem está a comprar, ou melhor, não é claro se está a comprar a um particular, não se estabelecendo assim uma verdadeira relação de consumo, ou se está a dirigir-se a uma entidade comercial.

Durante o tempo de pandemia, a DECO recebeu inúmeras queixas relativas a pagamento de produtos que nunca chegaram, dados falsos fornecidos pelos vendedores, devoluções que não foram bem-sucedidas e de impossibilidade de reclamação ao vendedor condicionado pelo bloqueio do mesmo.

Eviter ser lesado seguindo algumas recomendações:

  1. Antes de comprar, analise cuidadosamente os dados do vendedor (morada/endereço físico, contacto telefónico e endereço eletrónico), retire o máximo de informação da página e verifique quais os comentários de outros possíveis consumidores;
  2. Desconfie dos produtos muito baratos, faça todas as perguntas possíveis ao vendedor sobre o produto em questão;
  3. Opte, sempre que lhe for possível, por formas de pagamento mais seguras, como transferência bancária, multibanco ou o pagamento à cobrança;
  4. Se está a comprar a vendedor comercial, dispõe de 14 dias seguidos para desistir da compra.
  5. Se o produto não chegar dentro do prazo indicado contacte a loja de modo que possa agendar um novo prazo de entrega ou até mesmo cancelar a compra.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

Ler mais
Recomendadas

Valor médio das rendas fixa-se nos 5,41 euros por metro quadrado

Esta valor representa uma descida de 9,8% pontos percentuais (p.p) nos novos contratos de arrendamento. No segundo trimestre de 2020, houve uma redução do valor médio das rendas face ao período homólogo em 12 dos 24 municípios com mais de 100 mil habitantes.

Preços do gás natural descem 2,2% a partir de outubro no mercado regulado

Esta redução implica menos 21 cêntimos por mês para um casal que paga em média 11,95 euros, e 47 cêntimos mensais para um casal com dois filhos com uma fatura média mensal de 22,61 euros. O mercado regulado conta com 254 mil consumidores.
TAP Portugal

TAP oferece viagens a crianças que voem com a família nos voos europeus

Oferta é válida a partir desta quinta-feira, com a companhia aérea a oferecer uma viagem gratuita por cada bilhete de adulto comprado as crianças até aos 11 anos.
Comentários