Agora que se aproxima do fim este ano de má memória, começamos a sentir aquela tradicional esperança no Ano Novo. O facto da comunidade científica já ter desenvolvido mais de uma vacina para a actual pandemia de covid-19 é um grande factor de esperança, mas não tenhamos dúvidas de que a recuperação económica e social ainda está longe de ser uma realidade e infelizmente acredito que o pior ainda está para vir.
Durante as sextas-feiras deste mês de Dezembro, tive o privilégio de começar a ajudar, como voluntário, a Associação CASA que diariamente combate a pobreza e a fome no Funchal. Fui acompanhado nos diferentes dias por outros colegas da JP Madeira e por tantos outros voluntários. Uns que já estão há mais tempo e têm mais experiência e outros que tal como nós estão ainda a começar. Este enorme privilégio que é estar acompanhado por dezenas de pessoas que todos os dias se preocupam verdadeiramente com os outros, que emprestam parte do seu tempo à comunidade, que abdicam de outras opções da sua vida pessoal e social para fazer a diferença na vida de alguém, tem um valor incalculável. Durante estas semanas, e espero que ao longo de muitas mais pela frente, tive o coração claramente mais cheio. Acredito que a vida nos corre melhor quando damos o nosso melhor também pela comunidade que nos rodeia. Estas pessoas que tenho conhecido têm-me relembrado dessa realidade.
Com o aproximar de uns tempos que serão seguramente difíceis, acredito que, mais do que nunca, a receita para nos mantermos unidos enquanto sociedade, para mantermos os mínimos dos níveis de conforto e segurança que a nossa sociedade acredita, é seguramente a promoção do espírito de comunidade. Relembrarmo-nos todos que nós também ganhamos muito quando ajudamos o próximo. Que também aprendemos muito. Que aprendemos mais sobre nós e sobre a vida nesses momentos do que em muitos anos de formação. Igual à 3ª Lei de Newton na Física, a Lei da Acção e Reacção, também na vida, quando damos amor, compreensão, ajuda e amizade recebemos o mesmo em troca dos outros. Se nos lembrarmos disso a cada momento, se estivermos sempre disponíveis para ajudar o próximo desde os gestos mais pequenos, como no trânsito, até aos gestos maiores serão milhares os corações que tocaremos ao longo da nossa existência. Serão milhares as pessoas que celebrarão a nossa existência, pois serão milhares as pessoas cuja realidade nós ajudaremos a melhorar. Não é também a isso que todos nós aspiramos, deixar a nossa marca no Mundo?
Assim o meu desejo para 2021 para todos vocês é que encontrem o vosso caminho para deixar essa marca no Mundo. Que encontrem o que vos faz verdadeiramente felizes e que arranjem sempre tempo para fazer também os que vos rodeiam felizes, tanto os mais próximos como aqueles um pouco mais distantes. Que encontremos sempre razões para celebrarmos todos a existência de todos nós! Que juntos consigamos transformar os diversos meses de dificuldade que ainda nos faltam em tempo que custe muito menos a passar. Uma coisa é certa, acompanhados enfrentamos melhor qualquer adversidade. Que sejamos os companheiros de jornada uns dos outros!
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com