Custos de construção de casa nova sobem 1,9% em agosto

Trata-se de uma variação de menos 0,3 pontos percentuais do que a registado no mês anterior.

Os custos de construção de habitação nova em Portugal deverão ter aumentado 1,9% em agosto, segundo a estimativa divulgada esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Trata-se de uma variação de menos 0,3 pontos percentuais (p.p.) do que a registado no mês anterior.

De acordo com o organismo de estatística nacional, o preço dos materiais e o custo da mão de obra tiveram aumentos de 0,5% e de 4% comparativamente a julho. “O custo da mão de obra contribuiu com 1,6 p.p. para a formação da taxa de variação homóloga do ICCHN. Já a componente dos materiais contribui com 0,3 p.p. para a variação total do índice”, refere ainda o INE, no relatório divulgado esta manhã.

O Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) é uma estatística derivada que visa medir o custo de construção de edifícios residenciais em Portugal.

INE: Custo da construção de habitação nova aumentou 1,5% em julho

Portugal com quarto maior aumento dos preços das casas na UE no segundo trimestre 

Ler mais
Recomendadas

Novos sinais de trânsito chegam às estradas portuguesas em abril de 2020

Alterações ao regulamento de sinalização de trânsito, hoje publicadas em Diário da República, indicam que a partir de 1 de abril de 2020 não podem ser colocados sinais novos que não estejam de acordo com as normas agora aprovadas.

Redução do malparado poderia aumentar PIB per capita em 12 pontos percentuais em dez anos

Estudo estima que alterações ao nível da qualidade da regulação também permitiriam que Portugal tivesse um maior crescimento económico, de mais de sete p.p. em dez anos, enquanto alterações no sistema legal e combate à corrupção poderiam contribuir para um aumento de mais de três p.p. do PIB per capita ao fim de dez anos.

Miguel Maya: “BCP já tem cinco mil operações por dia feitas por robôs”

“O BCP aprendeu com os erros do passado”, reconheceu o banqueiro. Miguel Maya disse que era preciso a tecnologia com a relação humana já que “a tecnologia é para servir a relação”, referiu.
Comentários