[weglot_switcher]

Custos de construção de habitação nova crescem 2,2% em fevereiro

Em termos mensais, a variação do indicador foi de 0,7%, contando com o contributo positivo de ambas as componentes do índice, o custo dos materiais e o da mão-de-obra.
  • Cristina Bernardo
7 Abril 2021, 11h17

Os custos de construção de habitação nova aumentaram 2,2% em fevereiro, comparando com o período homólogo de 2020, o que representa uma subida de 0,6 pontos percentuais (p.p.) em relação ao registado no mês de janeiro.

Segundo os dados revelados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o custo dos materiais cresceu 2,7% no período em análise, o que compara com os 2,3% registados em janeiro. Quanto ao custo da mão-de-obra, esta subiu 1,5%, acima dos 0,5% de janeiro. A publicação do INE sublinha que esta primeira componente contribuiu com 1,6 p.p. do resultado final, enquanto que os restantes 0,6 p.p. resultam da variação na mão-de-obra.

Numa análise em cadeia verifica-se que o indicador variou 0,7% em fevereiro, o que fica acima dos 0,5% de janeiro. Ambas as componentes do índice registaram variações positivas, com o custo dos materiais a subir 0,4% e o da mão-de-obra 1,1%. O resultado final foi alcançado com o contributo de 0,5 p.p. dos materiais e 0,2 p.p. da mão-de-obra.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.