José Pimenta Machado, presidente da APA | A+
A Agência Portuguesa do Ambiente identificou sete praias em Grândola com acessos condicionados por resorts. A fiscalização é oportuna: as praias e os acessos devem ser livres, ponto final. Todos os abusos devem ser castigados. Fez bem a ministra do Ambiente em dar eco a esta investigação que nos defende a todos de atitudes predatórias.
Álvaro Santos Pereira, Economista Chefe da OCDE | A+
Nunca dizer o evidente foi tão necessário como hoje: o envelhecimento é um problema que ameaça a economia, as finanças do país e a Segurança Social. Com a taxa de natalidade em crise perpétua, a solução passa também pela imigração. A OCDE mostrou-o com factos sólidos que só a extrema-direita insiste em negar. Muito bem o ex-ministro: direto e objetivo.
Eliana Almeida e Pinto, Juíza Secretária do CSTAF | D
Fez um ataque absurdo à arbitragem tributária. O CAAD resolve os processos em quatro meses: pessoas e empresas agradecem, o Estado também, porque poupa milhões em juros. Mais: as barreiras aos conflitos de interesse e a fiscalização existem e têm sido reforçadas. Como se explica então este ataque desabrido com origem no STA? Puro corporativismo.
José Pedro Aguiar-Branco, presidente da Assembleia da República | D
Liderar a Assembleia da República costumava ser um trabalho fácil, um cargo quase honorífico. Hoje não é assim: hoje é preciso manter a ordem e preservar as instituições em todos os momentos. Ao não condenar Ventura por ter dito o nome de crianças sem qualquer rebuço, Aguiar Branco revelou passividade e uma bizarra cumplicidade. Já o ministro da Educação foi correto e solidário. Aprenda sff.