O setor das fintech reportou uma evolução contínua no ano que terminou, tendo sido impulsionado por inovações tecnológicas nas instituições financeiras. Agora, e com o ano de 2025 ainda em estilo de futurologia, a Rauva indica que este será o ano de consolidação das fintechs enquanto “protagonistas na inovação financeira global”.
Para Maxence Cornet, Chief Technology Officer (CTO) da Rauva, “2025 será um ano em que as fintechs irão consolidar o seu papel como protagonistas na inovação financeira global, remodelando esta indústria e oferecendo soluções mais acessíveis, eficientes e personalizadas a empresas e consumidores em todo o mundo”.
A fintech sustenta que, à semelhança de outros setores, a Inteligência Artificial (IA) “vai desempenhar um papel revolucionário (…) desde a análise preditiva até à automação do atendimento ao cliente, sem esquecer a gestão de risco”, trazendo oportunidades de transformação às empresas.
Por serem tecnologias que permitem “analisar grandes volumes de dados em tempo real, terá impacto na forma como se pode simplificar processos complexos”. Para a Rauva, a IA “permite gerar insights personalizados a partir de vastas quantidades de informação, melhorando a experiência dos utilizadores e garantindo produtos e serviços alinhados com as suas necessidades”, sendo através da IA Generativa que a fintech portuguesa cria análises adaptadas para os seus clientes.
Além disso, a IA é também integrada em áreas como a deteção e prevenção de fraude, assim como na contabilidade, facilitando operações financeiras e otimizando o tempo e trabalho de clientes e contabilistas.
A perspetiva da fintech criada por Jon Fath acredita que a adoção do open banking se vai manter ao longo do ano, uma vez que permite a integração entre bancos e prestadores de serviços financeiros, promovendo maior controlo para os utilizadores, uma vez que conseguem beneficiar de ferramentas de gestão personalizadas e soluções de pagamentos mais económicos.
Também as transferências instantâneas estarão em destaque este ano, uma vez que estas deixam de ser alvo de cobrança extra por parte dos bancos. As transferências imediatas eliminam atrasos críticos em transações financeiras e permitem agora respostas mais rápidas, mesmo fora do horário comercial.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com