Papa Francisco | A+

Numa altura em que niilismo e wokismo construíam barricadas, Francisco já devolvera à Igreja o papel que nunca deveria ter negociado: o de defensor e voz dos mais vulneráveis. Cativou milhões de pessoas, iniciou a reforma da Cúria e reacendeu a luz da esperança. É o homem mais esclarecido e vital dos últimos 50 anos.

 

Miguel Stilwell d’Andrade, CEO da EDP | A-

Semanas agitadas para o gestor: a Renováveis teve prejuízos de 556 milhões de euros em 2024 devido à desistência (acertada) dos projetos na Colômbia, mas também por antecipar perdas no offshore americano por causa da hostilidade de Trump face à energia mais limpa. Stilwell tem aguentado o embate com firmeza e conta com o apoio declarado dos principais acionistas da EDP.

 

Elon Musk, CEO da Tesla | D

As ações da Tesla caíram mais de 50% desde o pico de dezembro. As vendas já estão no mínimo dos últimos três anos e o mercado de capitais, que dita a lei corporativa, exige a Musk uma inversão de marcha imediata ou será afastado. Entre janeiro e março, em Portugal, as vendas caíram 25,7% – quando os consumidores votam com a carteira, o ar fica mais respirável.

André Ventura, presidente do Chega | D

Jurou que vivia num humilde apartamento de 30m2. Afinal, mora num condomínio de luxo, o que não teria problema algum, mas a demagogia deste autoproclamado messias voltou a ser desmascarada pelo Polígrafo. Um ponto é verdade: Ventura vive num T0 mental, uma cloaca de ideias infeciosas e perigosas. Um falso católico; ele é ovo da serpente portuguesa